IBIRUBÁ – Troca de postes de madeira por concreto: serviço de melhoria no sistema elétrico constantemente realizado pela Coprel

A manutenção das redes de distribuição de energia elétrica é fundamental para oferecer a cada cooperante um serviço de qualidade, dando condições para o desenvolvimento das atividades rurais, industriais, comerciais e domésticas, onde a energia se faz extremamente necessária. E um dos serviços de manutenção das redes realizado pela Coprel de forma permanente, é a troca de postes de madeira por concreto.

No início das atividades da cooperativa, há 45 anos, todas as redes eram construídas com postes de madeira. Com o avanço das tecnologias empregadas na construção de redes elétricas, e o aprimoramento dos estudos técnicos para a execução dos projetos, com cálculos mecânicos mais apurados para a sustentação dos cabos com bitolas maiores, iniciou-se a utilização de postes de concreto. Para atender essa demanda, a cooperativa colocou em operação uma fábrica de postes de concreto, em 1988. A fábrica, hoje, pertence à Coprel Geração e Desenvolvimento. A produção de postes é destinada às obras da Coprel Energia e também é comercializada para outras cooperativas e empresas do setor.

A Coprel possui, atualmente, 171.755 postes instalados, sendo que 84,17% são de concreto. Em 2013, a cooperativa trabalha num cronograma que prevê a substituição de 2.150 postes. Até o final do mês de julho, 64% da previsão total já havia sido concluída. Este serviço é realizado de forma gradativa, contemplando todas as regiões da área de atuação da Coprel.

Os postes de concreto possuem maior durabilidade que os de madeira, sendo que para cada situação de projeto, é necessária a colocação de estruturas de engastamento que compensem o esforço mecânico definido. Estes critérios foram definidos com a padronização dos projetos de construção de redes elétricas, adotados por todas cooperativas gaúchas de eletrificação.

Para a realização da troca de postes, são necessárias interrupções no fornecimento de energia elétrica. Estes desligamentos programados de energia são informados aos cooperantes através de programas de rádio e pelo portal na internet. Para mais informações, o cooperante também pode ligar para o Discoprel, através dos números 116 ou 0800 51 3196.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Compartilhe: