IBIRUBÁ – Trabalho preventivo sobre sexualidade do adolescente

Em meio a tantos problemas relacionados à sexualidade do adolescente observados na rede de ensino do município de Ibirubá, consideraram-se necessárias interferências no sentido de prevenir questões como a gestação não planejada, a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, a não utilização do preservativo e a iniciação precoce da vida sexual. Nesse sentido, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza um trabalho de prevenção com intuito de promover um desenvolvimento mais saudável da sexualidade do adolescente.

Dentre as atividades, foram organizados quatro encontros com os alunos das turmas mais adiantadas do ensino fundamental da Escola Floresta, com os quais a psicóloga Geanine Cavalli Corrêa da Silva Estrapação realizou dinâmicas relacionadas ao tema sexualidade. Geanine relatou que este trabalho com os jovens é muito gratificante devido ao interesse deles pelo assunto e a necessidade de informação, pois as dúvidas manifestadas são em número significativo e pertinente à realidade em que se encontram.

O CRAS também desenvolve ações deste tipo através de grupos que acontecem no Centro Social Municipal Floresta, coordenados pela psicóloga, sendo um destinado às meninas e outro aos meninos. Além disso, são oferecidos momentos de aprendizagem e reflexão sobre o assunto aos adolescentes do PROJOVEM.

(João Batista Machado de Lima – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: