Nos próximos verões, a lembrança da seca na propriedade de Itacir e Maristela Grave, vai se referir somente à localidade em que o casal reside, que se chama “Rincão Seco”, no interior de Ibirubá. Com a instalação de um sistema de irrigação para os seis hectares de pastagem destinados à alimentação do gado, os cooperantes pretendem garantir a qualidade na produção de pastagem para os animais, evitando perdas na produção leiteira em função de estiagens.
A base da propriedade é a produção leiteira. Uma pequena área também é destinada a produção de grãos no verão. Mas o trabalho se concentra com as vacas em lactação, 25 em média. Itacir e Maristela dão conta dos afazeres sozinhos, e consideram que a atividade vale a pena em função da rentabilidade que pode ser obtida mesmo em propriedades pequenas. A iniciativa de investir em irrigação tem como objetivo manter a produtividade do gado leiteiro, mesmo em períodos de estiagem. Tendo em conta a área reduzida da propriedade, foi adotado o sistema de irrigação por aspersão – onde foi necessário solicitar aumento de carga, levando a rede de energia até o local onde está instalada o motor-bomba da irrigação. O cooperante se mostrou satisfeito com o processo. “Nós sempre tivemos uma especial atenção por parte do Discoprel, da área comercial e técnica, pelos engenheiros, a equipe toda. Foram muito eficientes pra nós. Estamos muito contentes”, declara Itacir.
O cooperante defende também a necessidade de empregar tecnologia no campo, independente de qual for a atividade desenvolvida. “Hoje em dia um produtor pra ser atuante tem que estar sempre aderindo às novas tecnologias. Hoje tem que ser eficiente, não pode parar no tempo, se o agricultor quiser se manter e ter sucesso”, finaliza.
(Assessoria de Comunicação – Coprel)