IBIRUBÁ – Surto de Covid-19 no Lar do Idoso: esclarecimentos do Comitê de Enfrentamento

O Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, publicou um esclarecimento, gravado em vídeo pelo médico da Secretaria de Saúde de Ibirubá e representante do Comitê de Enfrentamento, doutor Etiani Messerschmidt, sobre o Surto de Covid-19 no Lar do Idoso Aconchego.

O material está disponível na página do Facebook da Prefeitura Municipal com a publicação datada de 19/07/2020 e a referida fala segue transcrita abaixo com a devida atualização dos dados na data deste registro, 24/07.

“O Surto de Covid-19 no Lar do Idoso Aconchego levou à confirmação da doença em sete funcionários e 29 idosos moradores. Além de oito casos confirmados por transmissão secundária. Desde o início do Surto, já tivemos seis óbitos relacionados à instituição. É uma situação bem delicada em virtude da vulnerabilidade que esses pacientes apresentam a essas infecções. Não só pela idade, mas por doenças associadas a chance de agravamento a chance de agravamento é muito grande. Teve paciente que em um dia acabou evoluindo para a UTI.

O Poder Público está com ações constantes: monitorando, atendimento precoce, tratamento quando necessário, internação, e testagem tanto dos internos quanto dos funcionários. Está sendo feito um programa de testagem com testes rápidos e testes swab, sendo repetidos para monitoramento.

Foi feito um serviço de desinfecção do local através do município por uma empresa terceirizada especializada. Será repetido o processo.

A direção do Lar tem colaborado muito com o poder público para auxiliar nessa situação. Estão adotando medidas de isolamento através de alas diferentes de pacientes que estão positivados com os que não estão. Essa separação física é muito importante para não haver maior contaminação.

Esperamos que esse Surto se encerre logo. A princípio, consideramos encerrado o Surto com 15 dias sem confirmação de caso positivo. Nós seguimos monitorando a questão, dando assistência para os internos, quando há necessidade. A equipe vai lá avaliar ou a ambulância da Prefeitura busca os pacientes para serem avaliados na Unidade Central ou no Hospital local.

O Hospital tem colaborado e auxiliado muito nesse suporte. Todos trabalhando juntos, esse conjunto, Secretaria de Saúde, Hospital, Lar do Idoso e familiares tem que trabalhar sincronizado para, da melhor maneira, possamos superar esse momento, que trouxe notícias tristes, infelizmente, sendo quatro óbitos relacionados ao Surto.”

Números atualizados de Covid-19, em Ibirubá, até as 14 horas de 24/07
Em Ibirubá, até as 14 horas de 24/07, o Comitê informa que foram aplicados 719 testes, tendo sido confirmadas 126 pessoas com Covid-19; e 12 estão aguardando o resultado. Já são 97 pessoas recuperadas e 20 casos estão ativos e 9 pacientes vieram a óbito. Duas pessoas ainda estão hospitalizadas, uma em UTI e outra em leito normal.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá