A Casa de Cultura Osvaldo Krames recebeu, no dia 29/05, professores e auxiliares de ensino que trabalham junto às Emeis e creches do município de Ibirubá para um momento de formação profissional.
O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Henrique Hentges abriu o evento trazendo alguns números da Educação Infantil no município. Ibirubá tem hoje 5 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 4 creches, que atendem 1.025 crianças de zero a cinco anos. Ao total, o quadro de profissionais é formado por 30 professores e 104 auxiliares de ensino.
O Seminário Municipal da Educação Infantil, em sua quinta edição, trabalhou o tema “A identidade profissional do educador infantil: percurso histórico e desafios atuais”. Segundo Henrique Hentges, as palestras provocam reflexões de alguns temas sobre cuidar e educar na Educação Infantil.
Henrique destacou que esses momentos são importantíssimos para que o profissional possa retornar à sala de aula mais capacitado para um atendimento cada vez mais qualificado às nossas crianças.
A programação constou de duas palestras pela manhã e duas à tarde. Na parte da manhã, o tema “Cuidar e educar na Educação Infantil” foi abordado pela delegada da Polícia Civil de Ibirubá Diná Aroldi e pela psicóloga Rubia Ribas. À tarde, a profª Gabriela Dal Forno Martins abordou dois temas “A infância e o papel do educador infantil em diferentes momentos históricos” e “Pilares da identidade do educador infantil: postura ética, respeito pela criança e planejamento”.
Além das palestras, houve espaço para discussão em conjunto, motivando o grupo presente à reflexão e troca de experiências. O saguão da Casa de Cultura foi decorado com trabalhos confeccionados nas Emeis e creches.
(Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)