Ibirubá se mobiliza contra o mosquito Aedes aegypti

Na última sexta-feira (08), a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou a Campanha “A hora é agora. Todo dia é dia de faxina”, intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Apesar de as medidas de controle já implementadas e da campanha de conscientização da população para evitar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o município de Ibirubá figura entre aqueles que registraram o maior número de casos de dengue autóctone no RS.

Por isto, a Administração Municipal determinou o reforço de algumas ações através do lançamento da Campanha “A hora é agora. Todo dia é dia de faxina”. A cerimônia do evento utilizou o cenário da Praça General Osório e as ruas General Osório e Sete de Setembro para fazer um chamamento à comunidade sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Participaram o prefeito, secretários e servidores municipais, em especial os da Secretaria de Saúde, também alguns vereadores e comunidade em geral.

A Campanha “A hora é agora. Todo dia é dia da faxina” tem o objetivo de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças Dengue e Chikungunya, e o Zika Vírus. “Sem a união de esforços entre poder público e sociedade as ações não são eficazes”, alertou o prefeito Carlos Jandrey em seu discurso de lançamento da Campanha. O presidente da Câmara de Vereadores Olindo de Campos manifestou o apoio do Legislativo ao enfrentamento da situação no município.

O secretário da Saúde Giovani Diesel explicou as ações e conduziu o grupo em caminhada pelas Ruas General Osório e Sete de Setembro como uma forma de chamar a atenção e despertar a conscientização da comunidade para evitar a criação de focos do mosquito Aedes. Após a caminhada, o mutirão se dirigiu ao bairro Odila, quando o grupo formou equipes que percorreram o bairro distribuindo um folder explicativo à população.

Mutirão de Limpeza nos Bairros
A SMS, em conjunto com a Secretaria de Obras (SMO), organizou mais um “Mutirão de Limpeza nos Bairros”, que recolherá todo o material que possa ficar no ambiente externo às casas e que possa acumular água. Todos os bairros serão percorridos nesse roteiro, ficando o caminhão das Obras uma semana em cada bairro, em média. O mutirão iniciou no dia 11/01. Confira o cronograma abaixo de recolhimento.

Cronograma de Recolhimento nos Bairros: Odila e Aparecida (11), Santa Helena e Unida (18), Floresta (25), Bangu e Chácara (01/02), Planalto (08/02), Jardim (15/02), São Jacó (22/02), Pôr do Sol (29/02), Esperança (07/03), Hermany (14/03), e Coohabi (21/03) E Centro (28/03).

Recolhimento de Lixo Eletrônico
A Campanha também prevê o Recolhimento de Lixo Eletrônico no período de 11 a 21/01/2016, que está em sua nona edição. Os materiais eletrônicos e elétricos para descarte deverão ser trazidos até o estacionamento da Prefeitura Municipal, na Rua Tiradentes, entre o prédio da Prefeitura e o depósito das Lojas Becker.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: