IBIRUBÁ – Projeto Galera do Bem será implantado no município

Postado em 29 agosto 2019 05:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Por uma resolução da Rede de Apoio à Escola (RAE), o Projeto Galera do Bem, uma iniciativa da Polícia Civil do RS, estará sendo implementado em Ibirubá. O objetivo é capacitar alunos líderes a resolverem os próprios conflitos escolares.

A Rede de Apoio à Escola (RAE) se reuniu, ordinariamente, na tarde do dia 21/08, na Câmara de Vereadores. Dentre a pauta do encontro, a Delegada Diná foi convidada a apresentar o Programa Mediar na Polícia Civil, que foi implantado no município, atendendo numa sala específica junto à Delegacia de Polícia desde o mês de junho.

O Programa objetiva a mediação de conflitos na esfera policial, sendo uma iniciativa pioneira e exclusiva da Polícia Civil no Estado do RS. “O Projeto tem apresentado resultados importantes na resolução de conflitos, diminuindo o número de processos que vão para o Judiciário”, revelou a delegada, explicando que as técnicas podem auxiliar na resolução de conflitos em ambiente escolar também.

A Polícia Civil, além do Programa Mediar (desenvolvido na esfera interna) também desenvolve o Projeto Galera do Bem, que é disponibilizado às comunidades escolares, estimulando-as a utilizarem a técnica de Mediação de Conflitos no trato das relações conflituosas no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e integração. Objetiva também consolidar a instituição Polícia Civil como órgão garantidor de direitos.

O aluno, líder de turma (escolhido pelos colegas), é habilitado a ser o mediador de conflitos na escola, sendo referência entre seus colegas na mediação dos conflitos escolares.

“Pretendemos ser inovadores, implantando o Projeto Galera do Bem, numa iniciativa da RAE. Por isto, a delegada Diná nos apresentou o Programa Mediar. Iremos promover uma capacitação para as escolas e os alunos que terão o Galera do Bem implantado na instituição”, informou a coordenadora da RAE, a professora Tatiane Schwanke Fontana Oliveira.

Cidades como Alegrete, Itaqui, São Luís Gonzaga, Gravataí, Osório, Capão da Canoa, Salto do Jacuí, Cruz Alta e Vera Cruz já desenvolvem o Projeto. “As informações que temos são que os diretores, professores e alunos das escolas participantes ressaltam a importância do Projeto que, além de inserir a figura do mediador na comunidade escolar, aproxima a Polícia Civil das instituições e facilita o diálogo e o entendimento das comunidades escolares”, complementou Tatiane.

A data da formação está pré-definida para o dia 24/09, no plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores. Mais informações, a presidente Tatiane coloca a Rede à disposição da comunidade, atendendo junto à Secretaria Municipal de Educação.

Para mais informações sobre o Programa Mediar, acesse o link abaixo:
https://www.pc.rs.gov.br/programa-mediar-a-mediacao-de-conflitos-na-esfera-policial-e-uma-iniciativa-pioneira-e-exclusiva-da-policia-civil-no-estado

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 29 agosto 2019 05:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop