IBIRUBÁ – Produtor colhe lavoura de soja super precoce

O associado Carlos Gilberto Derlam inaugurou a safra de soja 2015/2016 na região da Cotribá, com a colheita de uma lavoura de 115 ha em Colônia São João, Cruz Alta. A variedade super precoce foi semeada no dia 07 de setembro.

Conforme o técnico que presta assistência ao produtor, engenheiro agrônomo Vagner Ramalho Júnior, o manejo foi diferenciado.

– O plantio foi realizado numa área de resteva de nabo forrageiro, foram utilizadas 2,5 t/ha de esterco de aves, aproximadamente 150 Kg/ha de MAP e outros 150 Kg/ha de KCl (cloreto). Além disso, foram três aplicações de fungicidas – explica Vagner.

Segundo o técnico, apesar da incidência de lagarta rosca no início da emergência e da alta pressão de percevejos, a utilização de alta tecnologia deve garantir uma produtividade de 55 sacas/ha. Outro fator que contribuiu para a boa média e qualidade dos grãos foi o clima.

– A geada que ocorreu na semana da semeadura atrasou um pouco a emergência da soja, mas logo as condições climáticas se estabilizaram. O Sr. Carlos semeará uma segunda safra de soja na área – enfatiza o técnico.

A média de produtividade deve ser confirmada hoje quando o produtor concluir a colheita. O início da retirada dos grãos foi neste domingo, 24.

(Rosângela Tatsch – Analista de Comunicação da Cotribá)

Compartilhe: