IBIRUBÁ – Objetivos alcançados no Outubro Rosa da Saúde

Postado em 03 novembro 2016 06:47 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A expectativa foi superada da ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ibirubá, quando 220 mulheres procuraram as Unidades de Saúde no dia 22/10, buscando a prevenção ao câncer em mulheres.

Durante todo o sábado (22/10), as quatro Unidades de Saúde (PAM no Centro, ESF Floresta, ESF Hermany e ESF Jardim) estavam à disposição da comunidade com equipes de enfermeiras e médicos para a realização de exames preventivos ao câncer de mamas e ao de colo de útero.

Na movimentação do Dia D, foram realizados exames clínicos de mamas e preventivos de câncer de colo de útero, além de encaminhamentos para exames de Mamografia nas mulheres em que o profissional médico julgou necessária a realização. Ainda, houve orientações gerais e distribuição de folder explicativo a respeito das doenças.

Pela segunda vez consecutiva, a SMS de Ibirubá se engajou no Movimento do Outubro Rosa. “Com o sucesso da primeira edição no ano passado, vimos que a realização da ação foi importante para motivar as mulheres sobre a importância dos cuidados com sua saúde como forma de prevenção a essas doenças”, disse a secretária de Saúde Ilse Hübner.

Os exames foram oferecidos gratuitamente, sendo o de Mamografia através do SUS por Cruz Alta. A SMS faz o agendamento, reúne um grupo de mulheres e providenciam o transporte para o local do exame.

A outra opção oferecida para o exame de Mamografia foi o pagamento de R$ 50,00 pela paciente, em razão da parceria da Prefeitura com a Datamed. Em situações normais, o exame é oferecido pela tarifa social ao valor de R$ 100,00.

Diariamente, as Unidades de Saúde de Ibirubá estão à disposição das mulheres para os exames preventivos e para orientações sobre os cuidados com a saúde.

Acompanhamento do Sisvan
O Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan) é um programa do Ministério da Saúde (MS) que avalia o estado nutricional da população atendida na Rede de Atenção Básica dos municípios. Os dados são coletados por profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, que os inserem no sistema via Web.

Ao conhecer o estado nutricional dos brasileiros, o MS pode definir políticas públicas na área da Saúde, voltadas para a necessidade da população.

Aproveitando o Dia D, a SMS realizou 140 cadastros, acompanhamentos e marcadores do consumo alimentar das mulheres que compareceram as Unidades de Saúde. Estes dados irão para o Sisvan. “Através deste acompanhamento, podemos saber como está o estado nutricional dessas mulheres”, destacou a nutricionista Clarice Borges.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 03 novembro 2016 06:47 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop