Ibirubá no Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, é uma data para a reflexão sobre a grande responsabilidade do trabalho das cooperativas para o fortalecimento de valores como a igualdade e a preocupação com o semelhante. Além disso, as cooperativas são o caminho para construir um mundo melhor – através do acesso a oportunidades de trabalho, poupança e crédito, saúde, habitação e serviços sociais, educação e formação.

Ibirubá é considerada a Terra do Cooperativismo. Possui a mais antiga cooperativa de produção do Brasil ainda em atividade, a Cotribá, que na sua criação há mais de 100 anos foi baseada no modelo alemão “Genossenschaft”. Atua em 20 municípios da região e estado.

A Coprel, Cooperativa de Eletrificação Rural, pioneira na região e que se expandiu para 72 municípios do RS é considerada a maior do Brasil em extensão de rede.

No ano de 200 foi criada a Coopeagri (Cooperativa de Pequenos Agricultores Agropecuaristas de Ibirubá) atende diversos municípios da região, possui 722 associados e está em franca expansão, inclusive com a construção de sua sede própria, nas margens da ERS 223.

O Sicredi, fechou 2013 com 9,1 mil associados, administrando mais de 97,5 milhões de recursos nos municípios de Ibirubá e Quinze de Novembro, um crescimento de 18,25% em comparação a 2012.

A Coohabi, a cooperativa de habitação que é de vital importância ao município, que inclusive já implantou um Núcleo Habitacional no Bairro Hermany.
Além destas, outras estão em formação, procurando agregar forças para o desenvolvimento cooperativo do município.

(Luciane Santos – 54 9167 0470)

Compartilhe: