IBIRUBÁ – Moradores realizam ação conjunta em prol do meio ambiente no bairro Floresta

Postado em 25 outubro 2018 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O estado calamitoso de locais impróprios utilizados para descarte do lixo no município de Ibirubá já foi assunto em diversos veículos de comunicação por inúmeras vezes. E, infelizmente, na contrapartida aos inúmeros apelos de munícipes preocupados com a situação do meio ambiente, o que se vê são cada vez mais pessoas fazendo o descarte incorreto do lixo em pontos já conhecidos, como, por exemplo, na Rua Júlio Rosa, ERS 506, o local conhecido como “mato das antenas” na localidade de Linha Duas e Rua Três de Outubro, nas proximidades com a Rua Rui Barbosa, dentre tantos outros locais. Não raro, é algo comum avistar pessoas na calada da noite fazendo o descarte destes resíduos nestes locais, justamente se aproveitando do horário e da pouca luminosidade para não serem facilmente identificados.

Mas, felizmente, também na contrapartida deste crescente número de pessoas que desrespeitam o meio ambiente, um grupo de moradores do bairro Floresta, através de uma ação conjunta, vem mostrando para a população que a frase “A União faz a força” realmente faz sentido. Cansados de enxergar pessoas depositando lixo doméstico, sofás, galhos, fogões, dentre outros materiais de descarte, no barranco do Clube dos Compadres, esquina da Rua 3 de Outubro com a Rui Barbosa, no bairro Floresta, um grupo de vizinhos decidiu fazer uma ação conjunta para ajudar o meio ambiente. Mesmo após a Prefeitura ter instalado uma placa grande e vistosa escrito “Proibido colocar lixo”, o número de materiais descartados no local parecia só aumentar cada vez mais, o que, conforme os moradores, além de prejudicar o meio ambiente, ainda deixava a entrada do bairro Floresta visivelmente desagradável, causando enorme sensação de desleixo para visitantes do bairro mais populoso da cidade.

Mas, a tarefa que parecia fácil não foi tão simples assim: foi preciso muita paciência, disponibilidade e boa vontade para ir de casa em casa conversar com os demais moradores e conscientizá-los a não mais fazer o descarte incorreto do lixo naquele local. Porém, este seria apenas o primeiro passo de uma grande ação: na última segunda-feira (22), um grupo de vizinhos se reuniu e juntou todo o lixo existente no local, ao que a Prefeitura prontamente se disponibilizou a vir fazer o recolhimento. E, o que parecia ser um caso perdido, finalmente agora vê uma “luz no final do túnel”: após a doação de algumas mudas por parte de um dos moradores, a ação conjunta, além de fazer o recolhimento do lixo, ainda plantou no local diversas mudas da flor Hydrangea macrophylla, popularmente conhecida como hortênsia, espécie arbustiva pertencente ao gênero Hydrangea, nativa do Japão e China, mas atualmente cultivada como planta ornamental em diversas regiões temperadas e subtropicais.

No local, ainda, foram instalados cartazes com os seguintes dizeres: “Numa iniciativa dos moradores, lembramos que aqui não é local de descarte de lixo! Seja sensato/evite indispor-se: faça o descarte de forma correta em frente à sua residência! Somos todos vigilantes! Aqui, futuras instalações do que há de mais belo, mais terno ao coração e mais gratificante à alma”, seguido de imagens das belíssimas flores de hortênsia, que, quiçá, irão crescer e enfeitar a entrada da principal rua do Bairro Floresta, local antes tão abandonado e utilizado como depósito de materiais de descarte. Os moradores destacam: “Esperamos muito em breve poder publicar neste semanário as imagens destas belíssimas plantas ornamentando o local, e, para isso, esperamos poder contar com a colaboração de toda a população, para que não mais ali descartem o lixo”.

Diéssica Taís Adiers

Postado em 25 outubro 2018 07:24 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop