IBIRUBÁ – IFRS realiza manifestação contra os cortes na Educação

Postado em 16 maio 2019 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na manhã desta quarta-feira (15), alunos, docentes e demais servidores do Instituto Federal Campus Ibirubá realizaram uma grande manifestação, denominada “Caminhada a favor da Educação”. Por volta das 08h30min, o grupo se reuniu junto ao trevo principal de acesso à cidade e de lá partiram para uma caminhada pelas principais ruas centrais, até chegarem junto à Praça General Osório, local em que culminaram as manifestações. O movimento contou com apoio de algumas escolas da rede municipal de ensino, que decidiram paralisar as atividades neste dia em apoio à causa.

Nossa reportagem acompanhou a movimentação. Junto à Praça General Osório, professores, servidores e alunos puderam se manifestar junto ao palco principal, expondo os graves problemas que a instituição atravessa, e que serão ainda mais agravados se os cortes na previstos na ordem de 30% realmente ocorrerem. Uma servidora da área contábil, por exemplo, explicou que a instituição já vem sofrendo cortes severos desde 2015, o que, inclusive, já ocasionou diversas outras manifestações ao longo destes anos. Ele destacou que, desde 2015, o Instituto Federal já vem trabalhando praticamente no vermelho, conseguindo manter, com muita dificuldade, somente os serviços básicos. Disse que, além do que é divulgado pela mídia, que é o valor de 30%, o valor real dos cortes vai além disso, chegando a 39%. Destacou que, se com qualquer corte a situação já ficaria precária, neste patamar, de quase 40%, muitas atividades serão inviabilizadas: como exemplo, pode-se citar a pesquisa e extensão, que deixará de existir, e também a qualidade de ensino, que irá cair consideravelmente.

Além disso, o prédio da Engenharia, que há anos ficou parado com obras inacabadas por falta de recursos e agora teve a sua construção retomada, com os cortes não poderá ser utilizado, devido aos custos de manutenção, como água, luz e limpeza, dentre outros. Foi destacado, ainda, que as pessoas devem ter muito cuidado com as “fake news” que estão sendo divulgadas na internet, as quais dizem que a verba está liberada, o que não é verdade pois servidores que tem acesso diário ao sistema visualizam diariamente que os depósitos não vêm ocorrendo como deveriam.

Por fim, foi destacado que a manifestação foi realizada a favor da educação e contra os cortes que o governo vem anunciando para as instituições de ensino federais, sendo uma manifestação apartidária. Confira abaixo alguns registros da manifestação:

Postado em 16 maio 2019 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop