IBIRUBÁ – Energia para o trabalho voluntário

Postado em 02 maio 2013 08:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os afazeres domésticos, em conjunto com as tarefas da propriedade rural, ocupam boa parte do dia a dia das mulheres do campo. Mas as cooperantes que integram o grupo de Agentes Voluntárias de Saúde de Não-Me-Toque ainda encontram tempo para se dedicar ao trabalho voluntário. Através do plantio e manipulação de plantas para a produção de compostos medicinais, elas encontraram uma forma de integração que ainda tem importância para toda a comunidade.

O trabalho iniciou em 1995, quando a cooperante Ofélia Kern Görgen era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Sindicato ofereceu cursos de manipulação de plantas medicinais, uma necessidade e reivindicação de muitos agricultores, que na época tinham dificuldade de acesso à assistência médica e remédios. Assim, ferimentos, contusões e sintomas sem gravidade eram tratados em casa, com pomadas e chás caseiros.

Sentindo a eficiência dos tratamentos naturais e com a vontade de transmitir esses conhecimentos a mais pessoas, outras agricultoras se uniram e então, buscaram o curso de agentes voluntários de saúde. Hoje composto por 9 agricultoras e com o auxílio técnico da extensionista da Emater de Não-Me-Toque, as mulheres não só produzem inúmeros produtos naturais, manipulando plantas cultivadas nas próprias hortas de casa, como também orientam sobre a necessidade de buscar um estilo de vida saudável, através da alimentação correta e da prática de exercícios físicos. As agentes voluntárias de saúde ainda aconselham sobre a importância de participar nas campanhas públicas de vacinação. Todas elas continuam buscando treinamentos e especializações sobre o trabalho com os produtos naturais.

As agentes voluntárias de saúde de Não-Me-Toque produzem mais de 70 tipos de produtos naturais, entre eles, chás, balas, compostos alimentares, cremes, óleos, pomadas, sabonetes, tinturas, xaropes, e muitos outros. E para dar conta de todos esses compromissos, as voluntárias, que lembram como era a vida no interior sem a energia elétrica, reforçam que a energia é fundamental ao facilitar todas as atividades diárias. “A Coprel é a luz pra nossa vida. Sem a energia da Coprel, nós teríamos ainda que lavar as roupas nos rios, como eu muitas vezes lavei, a própria ordenha era toda manual… Então se não fosse a energia no interior, duvido que a gente ainda teria essa vontade de estar trabalhando como voluntárias”, declara a coordenadora do grupo, Ofélia Kern Görgen, que esbanja energia em seus 73 anos de idade.

*** Para conhecer o trabalho exemplar das Agentes Voluntárias de Saúde de Não-Me-Toque, visite a sede da Associação, localizada na Rua Coronel Alberto Schmidtt, 99. O horário de atendimento é das 13h30min às 17h, nas terças e quintas-feiras, e nos sábados, das 08h30min às 11h30min.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Postado em 02 maio 2013 08:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop