IBIRUBÁ – Encerramento do ano do grupo de gestantes

Desde o mês de agosto, a Secretaria de Saúde (SMS) realizou mensalmente uma atividade com 40 gestantes do município, independente de sua idade gestacional, cujos grupos se reuniram no Posto de Atendimento Médico (PAM) do Centro e nos ESFs dos bairros Floresta e Jardim.

A SMS desenvolve várias atividades envolvendo orientações para prevenção de doenças e para melhorias na qualidade de vida da população em geral de Ibirubá. Atuando nesta linha, “o objetivo é fornecer às gestantes várias informações que possam lhes dar condições de terem uma gravidez saudável e tranquila, também visando a saúde do bebê que vai nascer”, disse a nutricionista Clarice Borges. A organização do Grupo está a cargo de Clarice, da enfermeira Marla Lauxen e das técnicas Elisete Mossolin e Simone Copini.
Em todas as segundas quintas-feiras dos meses de agosto a dezembro, as gestantes receberam abordagens de inúmeros assuntos pertinentes ao período gestacional. Vários profissionais voluntários da área de Saúde, ligados à Secretaria (dentre eles nutricionista, psicólogo, odontólogo, fonoaudiólogo, médico, vigilante sanitário, equipe de enfermagem), compartilharam seus conhecimentos com as grávidas.

Em todos os encontros foram realizados avaliação nutricional e aferição da pressão arterial das participantes. Como forma de incentivo à participação, nesta edição, a Secretaria contratou as empresas Zamboni Color e Datamed para presentear as gestantes com um book fotográfico e um exame de Ultrassonografia 4D, respectivamente, oferecidos no último encontro realizado em 10/12.

Neste encerramento do ano, o agente de Fiscalização Sanitária Leonardo Maffi abordou os cuidados que as gestantes devem ter para evitar o contato com o mosquito Aedes aegypti. Além de transmitir as doenças dengue e febre chikungunya, o Aedes também transmite o zika vírus, responsável pelo elevado número de casos com microcefalia em recém-nascidos neste ano em todo o país.

Segundo Clarice, a continuidade do projeto está confirmada para 2016. “Já ficou marcado o próximo encontro para o dia 10/03”, revelou a nutricionista. O grupo é aberto a todas as gestantes do município, independente da fase gestacional.

Informações junto à Secretaria de Saúde ou pelo telefone (54) 3324-1430.

(Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: