IBIRUBÁ – Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo

Postado em 19 março 2016 07:04 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A comunidade ibirubense está sendo convidada a participar da eleição facultativa para escolha de novos membros do Conselho Tutelar. O pleito acontecerá no domingo 20/03, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, das 8 às 17 horas.

Estão aptos a votar maiores de 16 anos, inscritos regularmente junto ao Cartório Eleitoral do município de Ibirubá. O eleitor deverá apresentar o título de eleitor e documento oficial com fotografia. Segundo o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibirubá), a nominata é composta por onze candidatos, sendo eles (veja o anexo):

A Escola Santa Teresinha colocará cinco salas à disposição do pleito. Serão identificadas de 1 a 5 com a distribuição das letras dos nomes dos eleitores em ordem alfabética. Votam na Sala 1, eleitores cujos nomes iniciam com a letra “A” até a letra “D”; na Sala 2, letras “E” até “I”; na Sala 3, letras “J” até “N”; na Sala 4, letras “O” até “S”; e na Sala 5, letras “T” até “Z”.

A votação será eletrônica, devendo o eleitor teclar o número de um único candidato. Ao surgir na tela, a foto e o nome do candidato escolhido, deverá confirmar, apertando na tecla verde (confirma). O sistema é igual aos pleitos eleitorais normais.

Segundo Cecília Schweig, presidente do Comdica, a eleição é livre, porém, fundamental para toda a sociedade. “É de suma importância que as pessoas tirem um tempinho no domingo e votem. O Conselho Tutelar tem um compromisso e uma dedicação muito séria com a proteção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente”, conclamou Cecília.

Entenda o processo
O Conselho Tutelar, criado por Lei Municipal, é um órgão permanente e autônomo, vinculado Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibirubá (Comdica). Tem como objetivo principal o de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

É composto por cinco membros escolhidos pela população local, por voto direto, secreto e facultativo para um mandato de quatro anos.

A eleição direta dos novos integrantes seria no dia 04/10/2015. Em consequência da Concessão de Liminar de Mandado de Segurança nº 1.15.00011049-0, o cronograma do processo eleitoral foi suspenso e retomado em 07/01/2016 após decisão do Poder Judiciário do município.

(Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 19 março 2016 07:04 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop