IBIRUBÁ – Curso abordou condutas para o atendimento ao idoso

Postado em 31 julho 2018 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O envelhecimento humano foi tema de um curso promovido por Onix Desenvolvimento Humano (Selbach) e Interativamente (Joinviille/SC) nos dias 19 e 20/07 na ACIT, em Tapera, “Envelhecimento Humano: condutas, manejos e atividades práticas”.

A iniciativa visa capacitar técnicos, cuidadores e familiares dos idosos a estarem melhores preparados para o acolhimento e atendimento a eles, já que, segundo o IBGE, em 2036, o Estado do Rio Grande do Sul terá mais idosos do que crianças, bem como vem aumentando a sua expectativa de vida.

Várias pessoas da região participaram da capacitação, que teve duração de 16 horas. De Ibirubá, participaram cinco pessoas vinculadas às entidades CRAS, Lar do Idoso Aconchego, Lions Clube e Apae, bem como uma profissional cuidadora.

A capacitação foi ministrada pela terapeuta ocupacional Maria Aparecida Griza, especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela PUC/PR e especialista em Atenção à Pessoa Idosa – Gerontologia pela UFSC.

Segundo a coordenadora do CRAS, Gesmari Jandrey, o curso teve uma excelente abordagem. “O atendimento ao idoso deve ter uma atenção especial, um jeito de tratá-los condizente com as suas necessidades. E todos nós temos pessoas idosas em nossas famílias. Todo o grupo familiar deve se ajustar para dar o atendimento adequado a cada situação do idoso, seja ele saudável ou com alguma patologia específica”, relatou Gesmari.

Os participantes receberam uma apostila que serve de auxílio para reforçar o conteúdo visto. O curso também abordou duas doenças muito comuns que acometem as pessoas hoje em dia: Demência e Alzheimer. Além da abordagem sobre o envelhecimento humano, também deu orientações sobre os cuidados práticos para o atendimento de pessoas com estas doenças, como por exemplo, condutas que facilitam o vestuário, o banho, a comunicação, a alimentação, dentre outras situações vivenciadas no dia-a-dia.

Todos os participantes receberam um certificado de participação.

Segundo Gesmari, devido à importância do tema na vida das famílias hoje em dia, à grande demanda por profissionais cuidadores no município e ainda por uma maior qualificação aos cuidadores já atuantes, futuramente, o CRAS, em parceria com demais entidades do município, deverá trazer o curso para Ibirubá, oportunizando a mais pessoas a capacitação.

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa

Postado em 31 julho 2018 06:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop