IBIRUBÁ – Cotribá evidencia avanços tecnológicos em Dia de Campo

Postado em 07 março 2016 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Centenas de produtores de todo o estado participaram do Dia de Campo sobre variedades de soja promovido pela Cotribá nesta sexta-feira, 04. O evento foi realizado no campo experimental da cooperativa implantado na propriedade do associado Paulo Braatz, em São Lucas, Ibirubá.

O plantio das 52 cultivares foi realizado no dia 21 de novembro de 2015. As variedades, de ciclo precoce médio e tardio, foram distribuídas numa área de quatro hectares, onde os visitantes puderam observar o desenvolvimento e o potencial produtivo de cada uma. Entre os materiais estão alguns já conhecidos pelos produtores e outras linhagens que ainda não foram lançadas no mercado. Conforme o gerente de Insumos, Engº Agrônomo João Cláudio Henrich, além da rentabilidade, o efeito de fertilizantes e corretivos, o manejo de pragas e doenças e a importância do tratamento de sementes também estão sendo avaliadas no campo.

– O grande desafio do agronegócio brasileiro é atingir a produtividade média de 90/100 sacas por hectare de soja. No entanto, isso só será possível através do avanço tecnológico. Por isso é importante que os produtores conheçam as novidades que surgem ano a ano no mercado e, na medida do possível, implantem em suas lavouras.

Segundo Henrich, o manejo da área foi realizado nos padrões de um campo real, sem a utilização excessiva das tecnologias disponíveis.
– O intuito não era, de forma alguma, mascarar o desempenho e o potencial das cultivares ou dos defensivos. Pelo contrário, procuramos nos aproximar ao máximo da realidade dos nossos associados e clientes.

A colheita da área está prevista para meados de abril, quando se terá números exatos. No entanto, o departamento técnico da cooperativa estima uma média de produtividade de 60 sacas por hectare, sendo que algumas cultivares apresentam potencial para atingir 80 sacas por hectare.

A Cotribá promove dias de campo anualmente com o objetivo de difundir aos produtores informações sobre os avanços tecnológicos que possam ser aplicados nas atividades rurais para proporcionarem aumento de produtividade das culturas, contribuindo para melhoria da renda e da qualidade de vida dos associados.

Nessa edição as empresas parceiras foram Bayer, Syngenta, Rotam, Adama, Nufarm e Fortcal.

(Assessoria de Comunicação da Cotribá)

Postado em 07 março 2016 06:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop