IBIRUBÁ – Coprel mobiliza cooperantes e comunidade de Selbach

O mês de julho iniciou com importantes atividades da Coprel no município de Selbach: nos dias 1º e 2 de julho, foram realizadas duas edições do projeto Coprel na Escola envolvendo alunos e professores de todas as escolas do município; e no dia 2 foi realizada a reunião com os cooperantes.

O Coprel na Escola é um projeto educacional que proporciona aos estudantes ensinamentos sobre o cooperativismo, economia de energia, preservação do meio ambiente e segurança relacionada à energia, através de uma peça teatral intitulada “Cuidado, a Energia Baixou em Mim”. Participaram da atividade em Selbach alunos e professores da pré-escola ao 6º ano de toda a rede de ensino.

A primeira edição foi na tarde do dia 1º, junto à Escola Adão Seger, e a segunda edição foi realizada na manhã do dia 2, junto ao Salão Paroquial Católico. Cada um dos 670 participantes recebeu o material didático de apoio ao projeto: uma mochila escolar contendo caderno, caneta, lápis, imã de geladeira e jogo da memória. O projeto tem a parceria do Sescoop/RS na disponibilização dos materiais, e em Selbach contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação para o transporte dos alunos.

Já a reunião com os cooperantes reuniu 110 pessoas no Salão Paroquial Católico. O município, situado na região 1 da Coprel, possui 853 cooperantes. A Coprel leva energia para o interior, para a área industrial e para o distrito de Arroio Grande, e através da empresa coligada Triway, oferece internet via rádio, via fibra ótica e telefonia. A Amisa, outra empresa coligada à Coprel, atende Selbach como distribuidor e serviço autorizados Ford. Todos esses serviços foram apresentados aos cooperantes do município pelo presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destacando todos os investimentos da cooperativa em Selbach, que nos últimos 4 anos ultrapassaram 1 milhão e 600 mil reais.

Várias autoridades também acompanharam a reunião da Coprel: presidente do Sicredi Rota das Terras Sérgio Tonello, vice-presidente Edson Roesler e gerente Pedro Lauri Vergütz; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marlene Klassmann; vice-presidente da Cotrisoja José Gilberto Seibel; secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário Claudir Matias Kolling e Secretária de Educação Hildegard Bock Müller.

A eleição que definiu a composição dos líderes para o Conselho Consultivo foi realizada na parte final do encontro, elegendo três cooperantes para um mandato de quatro anos. Renato Antônio Flach, de Arroio Grande, que além de conselheiro consultivo é conselheiro de Administração da Coprel Geração e Desenvolvimento, foi reeleito. Cláudio Barth, de Linha Santa Fé, passa a fazer parte do conselho como titular. E Paulo Cláudio Hammes, de Linha São Pascoal, foi reeleito como suplente. A Coprel agradece Volnei Daniel Kunz, que deixa o conselho.

(Assessoria de Comunicação da Coprel)

Compartilhe: