IBIRUBÁ – Coprel expande investimentos em geração de energia com conclusão de nova usina hidrelétrica

Postado em 23 fevereiro 2016 07:05 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Cooperativa participa do investimento de baixo impacto ambiental que vai gerar energia para mais de 30 mil famílias

Com foco na geração de energia limpa e renovável, a Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento foi criada em 2006, quando as atividades de geração foram desvinculadas da distribuição de energia elétrica. Na época com três usinas próprias, a cooperativa passou a ampliar investimentos e realizar parceria com outros investidores, buscando aumentar a geração de energia trazendo assim, mais retorno aos cooperantes. No dia 19 de fevereiro, no município de São Francisco de Paula/RS, foi inaugurada a Hidrelétrica Cazuza Ferreira, terceira usina na qual a Coprel Geração e Desenvolvimento possui participação acionária. O empreendimento totaliza 31,9 milhões de reais investidos e foi realizado pelas cooperativas Certel Geração, de Teutônia, Coprel Geração e Desenvolvimento, de Ibirubá, e a empresa Geopar.

A usina Cazuza Ferreira se enquadra na categoria de PCH – Pequena Central Hidrelétrica, com baixo impacto ambiental. Tem uma potência instalada de 9,10MW, o que representa atender mais de 30 mil pessoas, e está interligada ao Sistema Elétrico Nacional. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes.

O local em que a PCH foi construída possui uma ampla queda d’água natural, a qual foi preservada, mantendo a visualização da cachoeira de 89 metros de queda, e o local será aberto à visitação.     A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas mais de 12 mil toneladas de CO2.

Conforme o presidente Jânio Vital Stefanello, os investimentos em geração realizados nos últimos anos têm aumentado muito o resultado da cooperativa. “A cooperativa de geração gera sobras para os programas sociais da Coprel, o que nos dá muita segurança ao ingressar nestes empreendimentos. A geração de energia limpa e renovável é fundamental para o crescimento do país que não pode ficar dependente de usinas térmicas, muito mais caras e poluidoras.  A Coprel está trabalhando para participar deste desenvolvimento”, destaca.

O evento contou com a participação da comunidade local que foi muito beneficiada com o empreendimento, lideranças da cooperativa Certel e da empresa Geopar, direção, conselheiros e colaboradores da Coprel que estiveram envolvidos no projeto, e também de comitiva do governo composta por secretários de Estado e pela primeira dama.

(Assessoria de Comunicação da Coprel)

Postado em 23 fevereiro 2016 07:05 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop