IBIRUBÁ – Coprel e prefeituras iniciam mais uma edição do projeto Coprel Ecologia

Postado em 19 maio 2015 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Há dez anos, um ciclo virtuoso de preservação ambiental já devolveu ao meio ambiente mais de 300 mil novas árvores nativas, o que corresponde a 300 hectares reflorestados. O ciclo começa com a distribuição das mudas pela Coprel às prefeituras, que as destinam a agricultores que se dispõem, voluntariamente, a plantá-las em áreas de preservação permanente nas propriedades. Feito o plantio, a Coprel realiza a vistoria e faz o levantamento da quantia de mudas que efetivamente sobreviveram, apresentando o “Relatório de Plantio” que é um documento com todos os aspectos positivos e pontos a melhorar na execução do projeto. Com essa metodologia, o Projeto Coprel Ecologia alcançou destaque estadual, e reconhecimento do DEFAP – Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, hoje DBIO – Departamento de Biodiversidade.

Para apresentar o relatório do plantio de 2014 e definir as atividades para a realização da décima primeira edição do projeto neste ano, a Coprel reuniu representantes de 23 prefeituras na manhã de sexta-feira, dia 15 de maio. O Eng. florestal Nelson Nicolodi, da empresa Ibirubá Florestal, que realiza as vistorias técnicas do projeto, apresentou os resultados das vistorias do último ano, onde obteve-se um índice de sobrevivência das mudas distribuídas de 91,34%. O facilitador de energia da Coprel, Eng. Marcos Eidt, falou sobre os investimentos da cooperativa na área ambiental, destacando que o projeto, além de ser importante para reforçar a responsabilidade ambiental da Coprel, é uma compensação que a cooperativa realiza em razão da necessidade de supressão vegetal na faixa de domínio das redes de energia, que são necessárias para a manutenção do sistema elétrico. Marcos lembrou a importância dos agricultores para o sucesso do projeto. “Ao destinarem uma área de preservação permanente na propriedade e fazerem o plantio de forma voluntária, os agricultores mostram o quanto estão empenhados em fazer a recuperação ambiental. A cada ano, e inclusive podem aproveitar essas mudas para adequar a propriedade dentro dos parâmetros exigidos pelo CAR –Cadastro Ambiental Rural”.

As 23 prefeituras presentes confirmaram participação no projeto. Agora a Coprel fará o levantamento das solicitações de mudas feitas pelos técnicos, para definir a quantidade de mudas e estacas que serão distribuídas neste ano. Também ficou definido que será realizado um evento no dia 07 de agosto, para oficializar a entrega das mudas e das estacas aos municípios participantes da edição 2015.

Como participar

As pessoas interessadas devem procurar o departamento de meio ambiente nos municípios participantes do Coprel Ecologia e informar o interesse e a quantidade pretendida, para que possa receber as mudas durante o mês de agosto. O projeto prevê um número mínimo de 100 mudas plantadas por cada interessado, para viabilizar as vistorias. Não é necessário ser cooperante da Coprel para participar, o projeto é aberto para todas as pessoas interessadas, e as mudas devem ser plantadas preferencialmente em áreas de preservação permanente – APP’s.

(Assessoria de Comunicação da Coprel)

Postado em 19 maio 2015 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop