(Ibirubá) – Coprel completa 45 anos hoje

Há 45 anos, um grupo de agricultores da região do Alto Jacuí iluminou os caminhos do interior para o desenvolvimento. Em 14 de janeiro de 1968, foi fundada a Coprel.

Ao longo da década de 1960, a comunidade de Ibirubá e da região do Alto Jacuí carecia de luz no interior, e essa necessidade não era atendida pelas grandes concessionárias, nem vista como prioridade pelo poder público. Assim, o desafio ficou nas mãos de pessoas de muita determinação e coragem. Uma destas pessoas foi Olavo Stefanello, na época, prefeito de Ibirubá. Mobilizando lideranças rurais e políticas da região, Stefanello levou adiante a criação da cooperativa, através da elaboração de um projeto regional de eletrificação rural, com o qual posteriormente conseguiu financiamentos a longo prazo e a juros baixos.

Após apresentar o projeto aos agricultores de diversos municípios, obteve apoio à causa e concretizou o crescimento da Coprel. Com a constante firmeza em sua conduta, a cooperativa conseguiu cumprir o objetivo que hoje compõe a sua missão: Estimular o desenvolvimento regional sustentável através da distribuição de energia elétrica de forma cooperativa.

A Coprel teve como 1º Presidente Edmundo Roewer (1968 – 1973), sucedido por Olavo Stefanello (1973 – 1984). Jânio Vital Stefanello sucedeu Olavo, e é o atual Presidente da Coprel.

O compromisso com seu quadro social, os valores que norteiam as ações da cooperativa e a gestão participativa permanecem desde a fundação, solidificando um relacionamento de confiança com os cooperantes. A Coprel também busca a excelência no atendimento e a modernização dos processos para ser referência entre as distribuidoras de energia elétrica. A cooperativa assumiu projetos de geração de energia, e possui três Pequenas Centrais Hidrelétricas próprias e outras duas em parceria com outros investidores. Para dar andamento a esta atividade e aos programas sociais, que devem ser desvinculados da distribuição de energia conforme regulamentação da ANEEL, em 2006 foi criada a Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento.

Hoje, a Coprel avança impulsionada pelo desenvolvimento da região onde atua. “Além da modernização do campo, o crescimento dos distritos urbanos e industriais adentrando a área de atuação da Coprel aumenta o nosso foco de negócio. Com um volume maior de resultados, potencializamos nossos investimentos nas redes elétricas que atendem aos cooperantes do interior, da cidade e as indústrias”, ressalta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, sobre o momento atual da cooperativa. Os números comprovam esse compromisso: nos últimos seis anos, a Coprel Cooperativa de Energia investiu 136,8 milhões de reais.

A Coprel, em extensão de redes, é a maior cooperativa de eletrificação do Brasil. Em seus 20.372km² de área de permissão que perpassam 72 municípios do Rio Grande do Sul. Há 17.776km de rede construídas, redes estas sustentadas por 172.822 postes, sendo 83,06% de concreto. A Coprel atende 47.910 famílias.

“Parabéns, família Copreliana, por esta trajetória de vitórias e conquistas. Parabéns a todos que ajudam a desenvolver a Coprel, parabéns aos cooperantes que motivam toda essa estrutura e a fazem prosperar a 45 anos. Com a energia presente em cada um de nós, vamos continuar transformando a vida das pessoas, impulsionando o desenvolvimento regional” comemora Stefanello, presidente da Coprel.

(Assessoria de Imprensa – Coprel)

Compartilhe: