Na manhã de terça (20/10), o Conselho Municipal de Assistência Social promoveu uma capacitação de quatro horas para os conselheiros integrantes da Instância de Controle Social (ICS) do Programa Bolsa Família (PBF) e para os trabalhadores que atuam no Programa, junto ao Centro Social Progresso.
A palestrante Marisa Ignes Morgan, de Campos Borges, abordou conteúdos sobre participação social e espaços de controle social no Brasil, três principais eixos do Programa Bolsa Família (transferência de renda, condicionalidades e programas complementares), atribuições e funcionamento da ICS; intersetorialidade, articulação e integração; Instância de Controle Social do PBF; Controle Social e a fiscalização do Programa Bolsa Família; responsabilidades do conselheiro; e atuação ética.
A Secretária de Assistência Social Jaqueline Brignoni Winsch informou que, atualmente, o município de Ibirubá possui 183 famílias cadastradas que recebem o benefício do Bolsa Família. “A capacitação visa melhorar a qualidade de gestão do Programa, bem como proporcionar novos conhecimentos e informações aos conselheiros responsáveis pelo controle social do Bolsa Família”, justificou a secretária.
(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)