IBIRUBÁ – Começaram as aulas na rede municipal

Postado em 26 fevereiro 2016 10:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Neste ano, o corpo docente iniciou os trabalhos letivos no dia 17/02 com reunião e palestras de formação profissional. Os alunos iniciaram no dia 22/02.

A Rede Municipal de Ensino iniciou as atividades do ano letivo 2016 com formação continuada dos professores vinculados à Rede. No dia 17 pela manhã, a Secretaria de Educação se reuniu com as direções das escolas, na sala de reuniões do CRAS. À noite, os professores assistiram a palestra “Para ensinar tem que aprender”, com o professor Daniel Guimarães, na Casa de Cultura Osvaldo Krames.

Estendendo a formação para as Redes Particular e Estadual do município, os professores participaram de uma programação realizada em parceria com a Undime no dia 19/02, na Casa de Cultura. A professora Marsia Maria Sulzbacher trouxe aos participantes informações sobre a Base Nacional Comum Curricular/BNCC.

O objetivo foi apresentar a proposta e o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular, que trará as diretrizes curriculares para a educação básica do país. Este texto está em discussão até o próximo dia 15 e, por ser uma construção participativa, todos os professores e instituições educacionais do Brasil podem contribuir com sugestões, observações e críticas.

A palestrante traz em seu currículo a suplência da entidade na Comissão Estadual de Mobilização da BNCC, é também Avaliadora Educacional Supervisora RS para Monitoramento dos Planos de Educação e Assessora do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre.

Nos dias 18 e 19/02, foram realizadas reuniões nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para tratar de assuntos gerais, tais como: calendário escolar, orientações sobre planejamento e avaliação, horários, organização das turmas e demais assuntos pertinentes ao início do ano letivo. Participaram equipes diretivas, professores e funcionários.

Segundo a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação, o calendário do ano letivo 2016 seguirá as seguintes datas: recesso escolar de 18 a 30/07, Seminário de Educação para os professores nos dias 18 e 19/07, término do ano letivo no dia 13/12 para os alunos que forem aprovados e no dia 16/12 para aqueles que necessitarem realizar a Última Medida Pedagógica.

A Rede Municipal de Ensino é composta por quatorze instituições de ensino. O Ensino Fundamental é formado por cinco escolas (EMEFs), onde atuam 87 professores que atendem 950 alunos. A Educação Infantil é formada por cinco escolas (EMEIs – crianças de 0 a 5 anos) e quatro creches (de 0 a 3 anos), cujos 875 alunos são atendidos por 31 professores e 114 auxiliares de ensino. Estes números, segundo a Secretaria de Educação, são preliminares na data desta reportagem 24/02, pois os alunos ainda estão retornando às escolas.

O secretário de Educação Henrique Hentges destacou a expectativa da pasta em relação ao ano letivo. “Esperamos um ano com muito trabalho, quando serão desenvolvidos vários projetos novos nas escolas que beneficiarão os alunos e a comunidade escolar”.

(Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 26 fevereiro 2016 10:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop