IBIRUBÁ – Campanha A hora é agora. Todo dia é dia de faxina

Ibirubá estará intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti lançando a Campanha “A hora é agora. Todo dia é dia de faxina” nesta sexta-feira (08), às 13h, junto à Praça General Osório.

Na abertura da Campanha, será realizada uma mobilização quando participarão Agentes Comunitários de Saúde, de Endemias, equipes da Administração Municipal e voluntários da comunidade. Partindo da Praça General Osório, o grupo percorrerá as ruas centrais e se dirigirá em direção ao bairro Odila com distribuição de panfletos e repassando orientações à população.

Toda a sociedade ibirubense é convidada (e convocada) a se conscientizar da gravidade da situação, acompanhar e colaborar com as ações empreendidas ao enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti. Todas as ações tem a finalidade de o município evitar um surto de doenças como a dengue, a chikungunya e o nascimento de crianças com microcefalia, causadas pelo zika vírus.

Ações implementadas
Apesar das medidas de controle já implementadas e da campanha de conscientização da população para evitar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o município de Ibirubá figura entre aqueles que registraram o maior número de casos de dengue autóctone no RS.

Face a esta situação, a Administração Municipal deliberou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ao Comitê de Enfrentamento à Dengue que promovessem ações mais intensas para combater o mosquito. O Aedes aegypti é transmissor das doenças dengue e febre chikungunya, além de provocar, nas gestantes, o nascimento de crianças com microcefalia.

A SMS contratou a empresa MR Desinsetização e Controle de Pragas para fazer a pulverização, com produtos mais específicos de combate ao Aedes, nas vias públicas da cidade de Ibirubá, realizada no último dia 16/12. Confira mais informações em matéria publicada no dia 18/12, no site da Prefeitura Municipal.

No dia 23/12, o Executivo Municipal publicou o Decreto 4.072/2015, que determina algumas ações legais de combate ao Aedes. O documento está publicado junto ao site da Prefeitura Municipal.

No último dia 28, aconteceu uma reunião da Secretaria de Saúde com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). O secretário Giovani conversou com as servidoras, comunicando a elas que o Ministério da Saúde publicou uma portaria, no último dia 18, acrescendo o engajamento das ACSs em situação de surtos e epidemias. Ou seja, no caso desta situação de infestação do mosquito Aedes aegypti, as Agentes devem atuar em conjunto com os Agentes de Endemias nas ações de controle das doenças, com o objetivo principal de suas visitas domiciliares voltado à questão da eliminação dos focos do mosquito nas residências e em seu entorno.

Três (3) novos servidores municipais, contratados através de Processo Seletivo Público, assumiram, no dia 04/01, a função de Agente de Combate à Endemias. Esses, juntamente com os quatro (4) já existentes, reforçarão as atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção à saúde junto à população do município.

A SMS, em conjunto com a Secretaria de Obras, organizou mais um “Mutirão de limpeza nos bairros”, que recolherá todo o material que possa ficar no ambiente externo às casas e que possa acumular água. Todos os bairros serão percorridos nesse roteiro, ficando o caminhão das Obras uma semana em cada bairro, em média. O mutirão iniciará no próximo dia 11. (Veja matéria publicada no dia 18/07/2015 sobre o último mutirão de limpeza realizado.)

(Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: