IBIRUBÁ – Brigada Militar completa 60 anos no Município neste sábado

Postado em 12 março 2016 07:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A partir de registros históricos foi constatado que no dia 12 de março do corrente ano, a Brigada Militar estará completando 60 anos de instalação no município de Ibirubá. A unidade sempre foi subordinada a Cruz Alta, mas em 1956, quando foram designados dois policiais militares para Ibirubá, o cabo Pedro Peres e o soldado Dorcindo Vargas, pertencentes ao 1º Regimento de Santa Maria, ainda no mesmo ano, a subordinação continuava a Cruz Alta, porém passou a pertencer ao 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Passo Fundo.

Em 1960, foi instalado Grupo Policial Militar (GPM) em Ibirubá, o qual teria como seu primeiro comandante o 2º sargento QPM1 Brasil da Silva. Em 1975, passou a designação de 3º Pelotão, integrante do 2º Esquadrão de Policia Rural Montada do 3° RPMon.

No ano de 1984, assumiu o comando do 3º Pelotão do 2º Esquadrão do 3º RPMon, o primeiro Oficial, na época, 2º tenente QOEM Sebastião Francisco da Rosa Marinho. Após, no ano de 1990, a BM de Ibirubá deixou de ser Pelotão passando a designação de 3ª Companhia do 16º Batalhão, e foi comandada pelo capitão QOEM Luis Antônio Torres. Passando a ser 2ª Companhia, entre o período de 2004 a 2008.

Durante os 60 anos de instalação da BM no município, vários comandantes passaram e deixaram seu legado, foram inúmeros os trabalhos realizados voltados para a comunidade e parcerias estabelecidas com os órgãos públicos e empresas locais, visando sempre à melhoria dos serviços prestados pela instituição e o envolvimento de toda a sociedade com assuntos ligados a Segurança Pública, que é um dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos.

Entre os anos de 1990 a 1992, Ibirubá sediou dois cursos de Formação de Soldados com 96 formandos. Já no ano de 2010, foi instalado o sistema de monitoramento das viaturas por GPS. Logo em seguida, no ano de 2013, foi instalada a central das câmeras de videomonitoramento do município no quartel da BM.

Também devem ser destacados os trabalhos realizados pela BM através dos programas PROERD e BRIGADA MIRIM.

Atualmente Ibirubá é sede da 2ª Companhia do 16° BPM da Brigada Militar, composta por 09 municípios da região: Quinze de Novembro, Selbach, Colorado, Saldanha Marinho, Fortaleza dos Valos, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Boa Vista do Incra e Ibirubá.

A Brigada Militar tem como objetivo principal a manutenção da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, dentro das mais variadas atividades que realiza, preventiva ou repressivamente. A essência primordial da atividade policial exercida pela BM está consubstanciada no contato com a comunidade, através da ação qualificada de seus integrantes, para que através do diálogo e da empatia entre policial e comunidade, seja possível a prestação do serviço policial satisfatório e com eficiência.

Lista dos ex-comandantes da BM de Ibirubá, por ordem cronológica e não hierárquica:
2º Sgt QPM1 Brasil da Silva;
2º Sgt QPM1 Joel Marques Viana
2º Sgt QPM1 Artur Rodrigues de Souza
2º Sgt QPM1 Aldi José Zampiere
1º Sgt QPM1 Levi Rodrigues Graminho
2º Ten QOEM Sebastião Francisco da Rosa Marinho
1º Ten João Batista Hoffmeister
2º Sgt QPM1 Adão Barnaski
Cap QOEM Luis Antônio Torres
1º Ten QOEM Almiro Damásio Filho
Cap QOEM Nelson Garcia
Cap QOEM Jorge Luiz Moreira dos Santos
Cap QOEM Claudio Sérgio Henrique Badzinski
1º Ten QTPM Marcos Fernando Ponsoni
Cap QOEM Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho
1º Ten Roberto Nascimento de Aguiar
Cap QOEM Cedenir Souza da Silva
Maj QOEM Jose Antônio Ferreira
Cap QOEM Antônio Marcos Silveira Moreira
Cap QOEM Jederson Evandro de Oliveira Dill
Cap QOEM Alexandre Pires Lacerda

Atualmente a comandante da 2ª Cia/16° BPM é a capitã QOEM Luciane Andréia Schroeder.

Capitã LUCIANE ANDRÉIA SCHROEDER
Comandante da 2ª Cia do 16° BPM

Postado em 12 março 2016 07:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop