IBIRUBÁ – Bons exemplos do cooperativismo

O descarte do lixo é um dos grandes problemas urbanos da atualidade. Mas para a Copercicla: Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília do Sul, o lixo se tornou fonte de trabalho e renda para 75 associados que hoje atuam junto à cooperativa.

A iniciativa de unir catadores e recicladores em uma instituição formal que teria condições de coletar, reciclar e dar o destino correto ao lixo surgiu em 1991, na forma de uma pequena associação, com 13 participantes/colaboradores. O negócio foi se desenvolvendo e, em 2003, com o objetivo de facilitar a prestação de serviços e ter mais força na reivindicação de suas demandas, foi fundada a cooperativa. Em 10 anos de trabalho, a Copercicla teve muitos avanços, investindo em sua infraestrutura que hoje, tem a capacidade de processar aproximadamente 12 toneladas de lixo diariamente, proveniente de 9 municípios. Trabalham nesse processo 75 associados, desde a coleta, transporte para a usina de reciclagem, seleção do lixo e transporte dos materiais selecionados para as empresas que fazem o reaproveitamento.

De forma inovadora, a Copercicla oferece uma solução inteligente aos problemas relacionados à destinação do lixo, agregando valor ao trabalho de cada associado. Trabalho este que no início era visto como um certo preconceito, mas que hoje é percebido como realmente deve ser: um trabalho digno como todos os outros. Com o diferencial de uma cooperativa de trabalho, com participação nos resultados por parte de seus associados/colaboradores.
A Coopercicla também é cooperante da Coprel, fazendo uso da energia elétrica em grande parte do trabalho, especialmente na movimentação das esteiras para seleção dos resíduos e nas máquinas para compactação dos materiais.

A equipe diretiva da Copercicla é formada pelas seguintes pessoas: Presidente César Bonatto, vice-presidente Tiago Zotti, tesoureira Marivone Bogoni e secretária Terezinha Ludvig. Osmar da Rosa Vidal é coordenador e responsável pelas atividades administrativas.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Compartilhe: