IBIRUBÁ – Associação dos catadores tem oficialmente sua sede

Postado em 29 abril 2016 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o apoio do poder público, a Associação de Catadores Cidadania Sustentável Ibirubá inaugurou o galpão de 375 m2 de área, onde seus integrantes irão organizar e fazer a triagem do material descartado pela comunidade para ser comercializado junto às empresas que trabalham com a reciclagem.

Localizado na Av. Brasil, 3.295, nas imediações da Associação dos Motoristas, o espaço foi locado pela Prefeitura. O pagamento do aluguel, durante o primeiro ano de funcionamento da Associação, é realizado com recursos do Município vinculados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente. Após o período, a entidade poderá assumir o compromisso de pagamento, se tiver condições financeiras para isto. Caso não, a Prefeitura utilizará recursos de suas dotações orçamentárias, informou o Departamento de Meio Ambiente.

A organização dos profissionais catadores em forma associativa foi possível com o apoio do Projeto Profissão Catador, de iniciativa da Universidade de Cruz Alta, que tem o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e de outros órgãos fomentadores. Tendo em vista a ideia de implantar uma coleta seletiva em Ibirubá, a Administração Municipal firmou parceria com a Unicruz em julho de 2015. “Primeiro era preciso organizar a atividade dos catadores de materiais recicláveis para depois implantar o recolhimento dos materiais para reciclagem”, esclareceu Valdir Lagemann, coordenador do Departamento de Meio Ambiente do município.

A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã de 27/04, com a presença de autoridades municipais, da equipe da Unicruz que trabalha com o Projeto, lideranças locais, servidores, comunidade e veículos de comunicação. O momento foi prestigiado por uma apresentação de canto por alunos do Centro Social Floresta, conduzida pela oficineira Patrícia Haunss.

Em sua fala, o presidente da Associação Carlos Pelegrin colocou que os catadores faziam o trabalho de forma individualizada, com muita dificuldade. “Hoje, temos a expectativa de fazer um trabalho organizado, com um volume maior de materiais em local estruturado”, declarou o presidente.

“A inauguração hoje é mais um passo dado neste processo que é longo, pois iremos também implantar a coleta seletiva em nosso município”, revelou Valdir. “A partir de agora, precisamos do compromisso da comunidade para que tudo funcione como deve ser. Todos têm papeis a desempenhar dentro do processo”, alertou o coordenador.

Desde 2006, a Unicruz trabalha com projetos de extensões com a finalidade de organizar os catadores em forma de Associação. “Os trabalhadores, estando organizados, têm uma melhor qualidade de trabalho, consequentemente uma melhor qualidade de vida também”, enfatizou a presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta professora Enedina Maria Teixeira da Silva, quando de sua fala na cerimônia inaugural.

O prefeito Carlos Jandrey argumentou que o Profissão Catador veio contribuir com o Município na questão da coleta seletiva de lixo. “Dentro de mais alguns dias, estaremos divulgando um novo calendário de coleta, quando haverá recolhimento de lixo orgânico e não reciclável num horário e o recolhimento de lixo reciclável noutro horário”, explicou Jandrey.

O ato inaugural foi oficializado através do desenlace da fita, quando participaram as autoridades presentes e os membros da Associação.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 29 abril 2016 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop