Reunião, realizada em 05/11, aprovou o Estatuto Social da futura Associação de Catadores Cidadania Sustentável Ibirubá e elegeu a diretoria que estará à frente da entidade.
A implementação do Projeto Profissão Catador está caminhando para, em poucos dias, obter a regularização de uma associação que reúne os profissionais que trabalham com o recolhimento de material reciclável em Ibirubá. Cerca de 11 catadores ingressaram no Projeto que tem a coordenação da Universidade de Cruz Alta, o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirubá, através das Secretarias de Meio Ambiente, da Assistência Social, e da Educação.
Desde julho, as tratativas vêm sendo discutidas entre as partes constituídas. Nesta última reunião, que também contou com a presença do contador Mário Romildo Pedersen para as orientações legais, foi aprovado o Estatuto Social que regerá a entidade, bem como foram eleitos e declarados empossados os membros da diretoria e do Conselho Fiscal.
Como presidente, assumiu Carlos Pelegrin, como secretária Juçara Martins e como tesoureira Joselina Graminho dos Santos. Os membros do Conselho Fiscal eleitos foram Craudia Gessi Oliveira de Campos, José Aldino Soares e Ildo Motta.
Motivados com as novas perspectivas de um trabalho organizado no município, o grupo também já aprovou o nome para a entidade, que foi sugerido por um dos integrantes: Associação de Catadores Cidadania Sustentável Ibirubá.
Segundo Mário, a ata, o Estatuto e os documentos dos eleitos serão anexados ao processo que buscará junto ao cartório de registros de pessoas jurídicas a regularização da entidade.
O grupo está sendo acompanhado pelos Assistentes Sociais Fabio Cocco (do CRAS de Ibirubá) e Tamara da Rocha (da Unicruz), e pelo coordenador do Departamento de Meio Ambiente Valdir Lagemann. O próximo encontro será no dia 18/11, às 14 horas, no CRAS. A partir dessa reunião, será trabalhado com o grupo oficinas para capacitação profissional. O primeiro tema será sobre o trabalho associativo.
Valdir revelou ao grupo que a Administração Municipal está procurando um local para servir de sede para a Associação, e estudando a forma de viabilização do espaço.
(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)