IBIRUBÁ – Abertura da cápsula do tempo: 60 anos da igreja da comunidade católica de Santo Antônio do Triunfo

Postado em 30 abril 2019 06:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

por Jorge Gonçalves Ferreira

Uma Cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. Tal expressão começou a ser utilizada a partir de 1937, embora a ideia seja tão antiga quanto os primeiros assentamentos humanos na Mesopotâmia.

Na tarde de segunda-feira (22/04), com a presença do senhor Gervásio Luiz Kummer (Presidente da Comunidade), Fábio Binsfeld (Vice-Presidente), Celso João dos Santos (Tesoureiro), Mara Inês Obehrerr (Secretária), Jorge Gonçalves Ferreira (Bibliotecônomo/Documentalista), senhor Alcides (pedreiro) e Jean (Rádio Ibirubá AM), foi aberta a Cápsula do Tempo da Capela da Comunidade Católica de Santo Antônio do Triunfo, que a quase 60 anos estava guardada dentro da pedra fundamental da capela.

A Cápsula do Tempo foi lacrada e colocada dentro da parede da capela no dia 18 de outubro de 1959 pelo Padre Francisco Hümmler (Padre Chico), no evento de inauguração que contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade da época.

Na última edição resgatamos aqui no jornal O Alto Jacuí a história do Hotel Boa Vista, inaugurado em 06 de outubro de 1957, representando os prédios particulares, que após a emancipação em 15 de dezembro de 1954 e a instalação do Município de Ibirubá em 28 de fevereiro de 1955 vieram a engrandecer e embelezar ainda mais a nossa cidade de Ibirubá.

Para representar os prédios públicos construídos na segunda metade da década de 1950, em breve contaremos a história do prédio da Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto, que em outubro completa 50 anos desde sua inauguração em 1969.

Representando os prédios (templos) religiosos, resgatamos nesta edição a história da Capela da Comunidade Católica de Santo Antônio do Triunfo, enriquecida com o conteúdo da Cápsula do Tempo que estava a 60 anos no interior da pedra fundamental.

Antes de relatar sobre a Cápsula do Tempo, importante relembrar que construção em alvenaria inaugurada em 1959 substituiu a capela construída em madeira no ano de 1933, mais ampla que a primeira capela construída em 1925, por ocasião da Fundação da Comunidade Católica de Santo Antônio do Triunfo.

A comunidade foi assim denominada pela devoção a Santo Antônio, visto que os moradores em sua maioria eram de origem italiana. A imagem do santo padroeiro foi doada por João Marangon, que era carroceiro e em uma das viagens trouxe das Colônias Velhas. Deduzo que o nome Triunfo foi acrescentado para diferenciar o nome já usado em outras localidades e para referenciar os colonizadores que ali se instalaram no início do Século XX e foram triunfantes diante das dificuldades apresentadas na época que nossa Ibirubá era ainda Colônia General Osório, abrindo picadas que deram lugar as estradas, dando acesso aos lotes adquiridos da Colonizadora Dias e Fagundes nas primeiras décadas de 1900.

Foram sócios fundadores da Comunidade Católica de Santo Antônio do Triunfo em 1925: Alberto Scapini, Andrea Ceni, Ângela Possamai, Ângelo Ceni, Antônio Rodrigues, Arnoldo Kerkhoff, Arnoldo Vargas, Arturo Pezzini, Atilio Sartori, Augusto Simm, Cândido Giacomolli, Constante Marangon, Danielle Giacomolli, Falco Pezzini, Fustino Ceni, Iseo Tirloni, João Marangon, Luiz Marangon, Mario Marangon, Pietro Cavalli, Sebastiano Roque, Silvano Antoniazzi e Sisto Rodrigues. Nestes 94 anos foram muitos os acontecimentos que marcaram a Comunidade, como a fundação da Escola Rural Isolada Santo Antônio do Triunfo, Esporte Clube Juventude e as festas anuais em homenagem ao padroeiro da comunidade.

Padre Francisco Hümmler (Padre Chico) foi incentivador da construção de uma nova capela em alvenaria para a comunidade, que se apresentava próspera graças ao bom Deus. As obras iniciaram em 1958 e a inauguração aconteceu no dia 18 de outubro de 1959, ocasião em que foram colocados em uma Cápsula do Tempo documentos relacionados a Comunidade Católica de Santo Antônio do Triunfo, referentes a construção da capela e um exemplar de um jornal do dia anterior, que serão expostos na Festa da Comunidade no dia 16 de junho de 2019.

Estavam armazenados na Cápsula do Tempo, no formato de rolo, quatro documentos datilografados em papel vegetal relatando a construção da capela, os nomes das autoridades civis e eclesiásticas daquele ano de 1959 e em outro, dividido em três folhas, as assinaturas dos colaboradores que contribuíram para a construção da capela.

No documento principal está escrito: No dia 18 de outubro de 1959, sendo Papa da Santa Madre Igreja João XXIII, Antônio Reis Bispo da Diocese de Santa Maria, Luiz Victor Sartori Bispo Coadjutor desta mesma Diocese, Padre Francisco Hümmler Pároco desta Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes de Ibirubá, Juscelino Kubitschek Presidente dos Estados Unidos do Brasil, Dr. Leonel de Moura Brizola Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Edgar Otto Fleck Prefeito deste Município, colocamos esta pedra fundamental da Capela em honra de Santo Antônio de Pádua, Doutor da Santa Madre Igreja Católica. Seja este lugar dedicado ao culto da verdadeira fé, de adoração e temor a Deus, da caridade fraterna (…).

Importante relatar que neste mesmo ano de 1959, mais precisamente no dia 09 de setembro, se reuniram no armazém de Olindo Romann, em Santo Antônio do Triunfo, os senhores Félix Brignoni, Rodolfo Brignoni, Isidoro Marangon e o dono do estabelecimento, senhor Olindo Romann, para fundarem uma equipe de futebol com o nome de Esporte Clube Juventude (em 1970 foi fundada a Associação Atlética Juventude), cujo resgate histórico estarei publicando aqui no jornal O Alto Jacuí e na Revista Comemorativa aos 60 anos que será lançada em setembro deste ano e contará com as fotos e o registro histórico dos campeonatos disputados pela equipe nestes 60 anos de atuação no esporte ibirubense.

Rádio Cidade

Postado em 30 abril 2019 06:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop