IBIRAPUITÃ – Programa Primeira Infância melhor valoriza o uso da música no desenvolvimento infantil

Postado em 02 dezembro 2013 07:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Programa Primeira Infância Melhor vem trabalhando dentro de suas modalidades, a música como importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para as crianças. Segundo as integrantes do Programa, este trabalho nos primeiros anos de vida é prioritário para o fortalecimento da auto-estima, socialização, desenvolvimento da linguagem, aprimorarão da coordenação motora e o desenvolvimento do gosto pelo senso musical e principalmente na formação da cultura deste ser humano.

O trabalho com música é um meio de expressão e de conhecimento às crianças. A linguagem musical é excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

A música deve ser considerada um meio que colabora no desenvolvimento infantil como forma de aquisição de conhecimentos, sensibilidades, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Este contato com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Ouvir música explorar sons, ter contato com ritmo, melodias, harmonias, aprender uma canção estimula e desenvolve o gosto pela atividade musical, além de aprender a necessidade de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva.

Podemos dizer que o processo de musicalização com crianças e bebês começa de forma intuitiva, e por meio de contatos com toda a variedade de sons cotidianos, como cantigas de ninar, canções de roda, fará com que o bebê desenvolva a comunicação através dos sons (balbucios).

O trabalho com a música deve ser respeitado em cada fase do desenvolvimento infantil quando contribui para a construção da linguagem e conhecimentos que ocorrem de modo significativo.

Através da música as crianças podem sentir seu corpo, vibrações rápidas e lentas, ritmo, favorecendo a descarga emocional e a reação motora.

O modo como as crianças se relacionam com os sons no tempo e espaço revela como elas percebem, compreendem e aprendem a se relacionar com o mundo, explorando os conhecimentos a cada dia.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 02 dezembro 2013 07:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop