IBGE dá início à pesquisa para ajudar no combate à Covid-19

Postado em 14 maio 2020 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (04) a coleta da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua – COVID. A PNADC– COVID utilizará o painel amostral de domicílios que responderam a PNADC entre os anos de 2018 e 2019, de forma a garantir a representatividade dos resultados para os níveis geográficos em que a pesquisa será produzida, serão entrevistadas as mesmas pessoas por, pelo menos, três meses. A divulgação dos resultados ocorrerá semanalmente para os níveis Brasil e Grandes Regiões e mensalmente para as Unidades da Federação.

Os objetivos da pesquisa são, pela ótica da saúde, identificar o número de pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal, as medidas tomadas para recuperação desses sintomas e a demanda pelo serviço de saúde e, pela ótica do mercado de trabalho, tem como objetivo identificar os impactos da pandemia no trabalho e nos rendimentos da população brasileira. Por fim, serão disponibilizadas informações de qualidade que auxiliarão no conhecimento da realidade brasileira, subsidiarão a adoção de políticas públicas e a busca por soluções para os problemas causados pela doença.

Serão questionados sobre doze dos principais sintomas referidos para a síndrome gripal. O resultado não calculará a prevalência de pessoas com Covid-19, mas apenas, as pessoas com sintomas referidos de síndrome gripal que poderá ser usado como indicativo de casos suspeitos de Covid-19, após serão realizadas perguntas referentes à busca por atendimento e as providências tomadas em relação a esses sintomas. Para entender o impacto no mercado de trabalho serão investigadas a ocupação e atividade em que a pessoa trabalha, o rendimento habitual e o efetivamente recebido no último mês, bem como os rendimentos de outras fontes além do trabalho.

Nesta primeira semana, dos 14 municípios abrangidos pela Agência do IBGE em Carazinho, serão investigados domicílios apenas no município de Carazinho num total de 28 domicílios, sendo 14 na zona urbana e 14 na zona rural do município. A partir das próximas semanas o painel será ampliado para os municípios de Coqueiros do Sul, Engenho Velho, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Sarandi.

As ligações serão realizadas a partir de um telefone celular, caso o morador tenha dúvidas quanto a identificação do pesquisador do IBGE a orientação é para que seja solicitado o nome e a matrícula e combinado um outro horário para que o pesquisador ligue novamente. De posse destes dados, o morador poderá ligar para o 0800 721 81 81, que funciona de 2ª a 6ª das 08:00 às 18:00 e sábados, domingos e feriados das 10:00 às 14:00, e confirmar a identidade do pesquisador. Outra forma de verificação é através do site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html, após informar a matrícula ou nome será apresentada a lotação e uma foto do pesquisador.

É importante ressaltar que todas as informações coletadas pelo IBGE são sigilosas e utilizadas apenas para fins estatísticos, a qualidade e o alcance dos objetivos da pesquisa dependem diretamente da participação da população.

Agência Brasil

Postado em 14 maio 2020 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop