HSVP possui 30 leitos de UTI neonatal para atender toda a região norte do RS

Postado em 11 janeiro 2024 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Uma criança faleceu na cidade de Três Passos porque, perto dela, não havia um leito de UTI neonatal. Quem regula onde vai um paciente assim é o Estado, mas Passo Fundo é um polo em saúde e muitas vezes recebe crianças em urgência. De acordo com o diretor técnico médico do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Adroaldo Mallmann, o hospital é de referência no norte do Estado. A instituição possui 30 leitos de UTI neonatal que, segundo o diretor, não é suficiente para atender a demanda, pois o HSVP atende a toda a região norte, somando mais de uma centena de municípios.

Conforme Mallmann, quem regula as vagas e os leitos disponíveis é o Governo do Estado. Desse modo, quando existe vaga no HSVP, por exemplo, e tem uma criança que está precisando ser internada, o paciente pode ser encaminhado para a unidade, mesmo que não faça parte da região atendida pelo Hospital. O contrário também pode acontecer, de o HSVP estar com todos os leitos ocupados e um paciente daqui ser encaminhado para outra cidade.

O diretor técnico-médico disse que no momento não há como ampliar o número de leitos de UTI neonatal no HSVP. Um dos motivos é a falta de especialistas, que são médicos neonatologistas. Mallmaan afirma que são poucos profissionais nesta especialidade, dificultando a ampliação do serviço. Mesmo assim, o HSVP está entre as melhores unidades de tratamento intensivo para recém-nascidos e está apto para atender gravidez de alto risco, sendo um dos poucos no Estado com essa característica.

Postado em 11 janeiro 2024 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop