Hortas domésticas na Santa Paulina

MORMAÇO – No dia 01 de maio, foi realizada pelo escritório municipal da Emater uma demonstração de construção de túnel plástico para cultivo de hortaliças para oito famílias na propriedade de Alexandra de Carvalho, na localidade de Santa Paulina.

Essa atividade faz parte de um projeto de desenvolvimento comunitário envolvendo Prefeitura, Emater, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e Cáritas de Cruz Alta, sendo que em 2011, numa reunião de avaliação de andamento dos projetos, o grupo que já havia sido contemplado com hortas e pomares afirmou que tinha dificuldades em produzir hortaliças durante o inverno em função das limitações climáticas. Nessa ocasião foi feita uma solicitação à Prefeitura para a aquisição de plástico para que as famílias pudessem cultivar hortaliças durante todo o ano. Em função de que era uma solicitação grupal e a maioria das famílias eram carentes a Prefeitura de Mormaço atendeu ao pedido adquirindo duas bobinas plásticas de 100 metros cada, totalizando 200 metros; sendo que cada família foi contemplada com 25 metros suficientes para cobrir um canteiro de 23 metros lineares.

As famílias que participaram da demonstração de construção do túnel plástico estavam bastante entusiasmadas com a simplicidade de construção do túnel e pretendem construir em suas propriedades, possibilitando o cultivo de hortaliças no inverno, período em que as condições climáticas dificultam o desenvolvimento das hortaliças, permitindo assim uma alimentação diversificada e saudável durante todo o ano contribuindo para a segurança alimentar das famílias.
(Emater de Mormaço)

Compartilhe: