Palestrantes repercutem a fala da 2022 da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, que afirma: “o mundo não sobrevive sem agricultura brasileira”. Isso indica que a imagem do Brasil como produtor nunca esteve tão forte no panorama mundial. Assim, o Brasil fortalece sua posição entre os maiores exportadores de alimento do mundo, principalmente quando se trata de carne, soja, milho, café e açúcar.
- Hubs: cenário para as agtechs é promissor
O painel Brasil da Arena Agrodigital trouxe os dados gerados pela plataforma Distrito que indicam que as startups brasileiras de base tecnológica em agronegócio captaram em 2022 mais de US$ 200 milhões. Em análise, os palestrantes, observam um cenário positivo para o ano de 2023 e prevem que esse valor será ultrapassado. Como provocação, eles questionam qual a melhor forma que instituições públicas e privadas tem para contribuir para a prosperidade dessas novas soluções além da aplicação de recursos financeiros.
- RS precisa se aproximar dos outros centros de inovação
Um dos pontos a serem melhorados é a relação entre o Rio Grande do Sul e os outros ecossistemas de inovação. O sul do país concentra 25% das agtechs brasileiras, sendo que o estado gaúcho contabiliza 133 das startups do agro, segundo o levantamento feito pelo Relatório Agtech 2022. Entretanto o RS ainda apresenta dificuldades em promover suas soluções e fazer com que elas alcancem o cenário nacional.
- ESG: é preciso fortalecer a sustentabilidade no agro
Um dos temas levantados na Arena Agrodigital é a importância de promover a produtividade no agro sem esquecer da preservação dos biomas. A sustentabilidade nas lavouras deve ser prioridade nesse momento em que o mundo olha atentamente para as possíveis soluções que contribuam para a redução de impactos ambientais. O caminho para se obter resultados efetivos é o uso de tecnologias associadas a uma gestão responsável da produção.
- Do paper ao PIB
No painel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os visitantes puderam conhecer a parceria entre o MAPA e a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (RIAGRO/RS) que ajuda iniciativas acadêmicas de universidades gaúchas. Uma das propostas dessa parceria é oferecer o suporte necessário para que as pesquisas se tornem protótipos e evoluam para soluções aplicáveis no mercado. Assim as ideias transbordam os limites dos papers e alcançam o campo, contribuindo para o crescimento do agro.
Arena Agrodigital: desmitificando a visão do Brasil celeiro
O Brasil é conhecido mundialmente como exportador de alimentos, mas chegou o momento de também ser divulgado como grande desenvolvedor de tecnologias para o agro. Essa foi a principal colocação na Arena Agrodigital, nesta segunda-feira (6), no primeiro dia de Expodireto Cotrijal. No espaço da feira dedicado a inovação e tecnologia, os painéis do dia abordaram os cenários e tendências do ecossistema brasileiro.
Programação da Arena Agrodigital para terça-feira (7)
- 8h às 10h – Painel ADS Drones e Bayer
- 10 às 12h – Painel Israel: o ecossistema agro inovador de Israel
- 13h às 14h – Painel Oracle: desafios da implementação de tecnologia da informação no campo
- 14h às 16h – Painel Israel: o impacto das tecnologias de Israel no agro brasileiro
- 16h às 18h – Painel Serasa.