Há 50 anos, compacto de Love me Do, dos Beatles, chegava às prateleiras

O primeiro single (compacto, aqui no Brasil) dos Beatles, Love Me Do, que ajudou a introduzir a Grã-Bretanha no cenário pop anos 1960 e ajudou a aumentar a obsessão mundial pelo quarteto de Liverpool, está completando 50 anos. “Love Me Do” foi gravado em setembro de 1962 e começou a ser vendido em 5 de outubro do mesmo ano.

Apesar de ocupar apenas a 17ª posição na lista britânica de maiores sucessos, o single não foi apenas o nome do primeiro trabalho discográfico do grupo, mas também o seu primeiro sucesso. “Com a música, o grupo estabeleceu uma política de lançar apenas melodias escritas pela própria banda”, afirmou Hamish MacBain, da revista britânica NME. “A moda naquela época para os grandes grupos não era compor o próprio material, mas os Beatles foram radicais e lançaram um single composto por eles”.

A insistência do grupo em só produzir canções escritas por eles marcou uma tendência “que se estendeu ao longo de sua carreira e se converteu em regra entre os grandes conjuntos que se transformaram em bandas de rock”, ressaltou MacBain.

Escrita por John Lennon e Paul McCartney, “Love Me Do” foi gravada nos estúdios londrinos de Abbey Road, tornados mundialmente famosos pelo grupo.

Clicrbs

Compartilhe: