Grandespe Sementes participa do II Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos

Entre os dias 7 e 09 de agosto de 2013 realizou-se em Santana do Livramento – RS o II Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos. O evento, voltado para o setor sementeiro gaúcho, é uma realização da Comissão de Sementes e Mudas – RS (CSM – RS), SEFIA/SFA-RS/Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do RS (Apassul) e Fundação Pró-Sementes.

Estiveram participando do encontro cerca de 350 pessoas ligadas a empresas produtoras de sementes, cooperativas, revendas, associações, setor público, instituições de pesquisa e universidades. Representando a empresa Grandespe, participaram do evento os engenheiros agrônomos Juarez Faller e Gustavo Stärlick, que avaliaram de forma positiva a programação do evento. Ou seja, na oportunidade foram apresentados e debatidos diversos temas relacionados ao setor de sementes, que atualmente passa por transformações importantes em decorrência do surgimento constante de novos cultivares e novas tecnologias agregadas a semente, como a tecnologia Intacta RR2 PRO e o tratamento de sementes industrial (TSI).

Além das palestras técnicas, foram abordados assuntos relacionados à legislação brasileira de sementes, enfocando as exigências e os passos legais para a produção de sementes certificadas. Na ocasião, representantes do MAPA prestaram esclarecimentos sobre o trabalho realizado pelo ministério nos últimos anos, reafirmando o compromisso da instituição em zelar pela produção de sementes de qualidade através da fiscalização e combate a pirataria no setor. Ou seja, a valorização dos produtores legais de sementes e o fomento à produção de sementes certificadas são primordiais para a manutenção de uma pesquisa ativa e eficiente na busca por cultivares cada vez mais produtivas e adaptadas as necessidades do produtor rural, contribuindo para o incremento da produção agrícola brasileira.

(Grandespe Sementes)

Compartilhe: