Governador de Illinois é a favor do fim de visto para brasileiros nos Estados Unidos

Em sua primeira visita ao Brasil, o governador norte-americano do estado norte-americano de Illinois, Pat Quinn, defendeu no dia 25, em Brasília, o fim da exigência de visto para turistas Brasileiros que visitam os Estados Unidos(EUA).

Quinn ressaltou a importância da inserção do Brasil no programa americano Visa Waiver, permitindo que cidadãos ingressem nos EUA para viagens de turismo e negócios com duração até 90 dias sem a necessidade de obter o visto previamente.

“Não há razão para restringir o número de Brasileiros nos Estados Unidos. O Visa Waiver vai garantir que mais Brasileiros visitem o país. É um processo demorado, mas vai acontecer. Estou lutando para mudar essa regra de que é preciso passaporte carimbado para entrar nos EUA. “, disse em entrevista à Agência Brasil.

Após reunião com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o governador de Illinois ainda ressaltou importância da relação de cooperação entre os dois países, e espera que mais Brasileiros visitem o seu estados.

“Percebi que o povo Brasileiro é muito caloroso, receptivo, além de ser de um país que há muito tempo coopera com os Estados Unidos. Mas, o número de Brasileiros que visitam Illinois ainda é muito pequeno. Quero dobrar esse número com a ajuda do governoBrasileiro”, declarou.

De acordo com dados do governo de Illinois, dos 1,5 milhão deBrasileiros que entraram nos Estados Unidos em 2011, apenas 4% visitaram o estado. Para aumentar esse percentual, Quinn pretende firmar acordos entre universidades e empresários com o governoBrasileiro.

“Em Illinois, temos ótimas universidades na área de tecnologia, onde os Brasileiros podem se adaptar rapidamente. É preciso que aumente o número de bolsas de estudos e de trabalho no estado. Queremos que os Brasileiros se sintam em casa”.

Agência Brasil

Compartilhe: