Governador anuncia incorporação de dados de pacientes recebidos e enviados a outras regiões nos cálculos do distanciamento controlado

Postado em 31 julho 2020 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os prefeitos que compõe a região de Passo Fundo estiveram reunidos na manhã da última terça-feira (28) para buscar uma alternativa ao sistema de bandeiras regionais imposto pelo governo estadual. Conforme informou o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, os prefeitos da região decidiram encaminhar um documento ao Governo do Estado. Eles querem que os leitos de UTIs ou clínicos da nossa região sejam reservados a pacientes daqui e que o Estado passe a adotar bandeira única para todo o Rio Grande do Sul.

Falando na Uirapuru, o prefeito Luciano Azevedo explicou que o pedido para que pacientes de outras regiões não sejam enviados para cá foi motivado porque, se não, nunca sairemos da bandeira vermelha. Um dos fatores decisivos para a definição da bandeira é o número de internações, que sempre está alto em Passo Fundo por ser um polo em saúde.

O governador Eduardo Leite foi questionado sobre a situação durante a live de atualização do coronavírus realizada na tarde desta quinta-feira (30). O governador afirmou que o governo Estadual não recebeu a manifestação da região para analise do gabinete de crise. Disse que o princípio de saúde do estado é de solidariedade, e a responsabilidade deve ser coletiva.

Leite afirmou que as regiões costumam argumentar que recebem pacientes de fora e que isso impacta nos seus dados e as vezes desprezam o fato que mandam pacientes para outras regiões também. No entanto, o governador disse que o gabinete de crise tomou uma decisão de analisar neste calculo do Distanciamento Controlado quantos pacientes entraram de fora na região e quantos da região mandou para fora. Explicou que se desse saldo houver alterações nos indicadores que impactem na bandeira, a região terá a designação da bandeira.

O governador exemplificou que se a região recebeu mais pacientes de fora do que mandou e esses pacientes impactaram nos números da região, ela não terá a bandeira agravada.

Rádio Uirapuru

Postado em 31 julho 2020 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop