Em mais um de seus projetos humanitários, o Google planeja lançar um plano de digitalização de línguas ameaçadas de todo o mundo, incluindo 52 línguas indígenas brasileiras. O projeto ‘Idiomas em risco’ foi lançado nesta quinta-feira e ganhou um website especial que permite explorar em um mapa quais as 3054 línguas que o Google está tentando salvar através da tecnologia.
De acordo com o site, 50% das linguagens do mundo podem desaparecer até 2100, um prejuízo sócio-cultural inestimável para o planeta. No website, é possível conhecer as linguagens ameaçadas de cada país e descobrir qual o nível de vitalidade de cada uma delas. Aquelas em ‘sério risco de extinção’ são representadas por pontos vermelhos, que abundam no mapa-múndi. É possível assistir vídeos de algumas das línguas e acessar documentos escritos em idiomas antigos.
“Documentar as mais de 3 mil línguas ameaçadas de extinção é um passo importante para a preservação cultural e para a diversidade”, escrevem Clara Rivera Rodriguez e Jason Rissman, os gestores do projeto.
A ideia é que os diversos projetos de preservação já em curso se unam sob a bandeira do Google, que permite investir uma boa quantidade de dinheiro na causa.
Olhar Digital