Golpes dos nudes reaparecem como “Pix do amor” e com muitas ocorrências na região de Passo Fundo

Postado em 29 junho 2022 15:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Com a facilidade das novas tecnologias, em que a internet, redes sociais e aplicativos de mensagens são parte integral das nossas vidas, a a vulnerabilidade de golpes aumentam também.  Durante a programação da Rádio Planalto News (92.1), o titular da 2° Delegacia de Polícia Civil de Passo Fundo, delegado Venicios Ildo Demartini revelou que o número de golpes via internet apresentou um crescimento exponencial na cidade.

O delegado lembrou que com a pandemia, a internet favoreceu os criminosos que migraram o crime para as redes, ocasionando considerável aumento nos últimos meses. Entre os ilícitos praticados o que tem se destacado, acima dos demais, é o “golpe dos nudes” ou “Pix do Amor”, em que muitas pessoas acabaram perdendo valores consideráveis.

Venícios Ildo Demartini explicou que em determinadas situações os criminosos chegam a se passar por delegados, o que não é verdade. Disse ainda que o “modus operandi” para a prática do crime tem sido muito parecida em todos os casos, ou seja, através de um perfil fake em redes sociais, em que mulheres bonitas e atraentes solicitam amizade com a intenção de começar um diálogo, mostrando-se extremante interessadas na vítima, que por sua vez, acaba se envolvendo, com o bate-papo.

Após algum tempo, inicia-se a troca de fotos e nudes e, muitas vezes, as vítimas acabam fornecendo até mesmo o seu endereço para a suposta mulher.

De posse dos dados e fotos, começa a participação de terceiros, em que os problemas começam, pois a então“moça bonita” acaba bloqueando a vítima nas redes sociais e os demais membros, geralmente os supostos pai da menina e advogado e até mesmo homens se passando por delegados entram no jogo, exigindo quantias em dinheiro.

O delegado enfatizou ainda que a Polícia Civil não pede dinheiro e não realiza chamadas de vídeo para esclarecimentos e que, por isso, ninguém deve pagar valores exigidos pelos criminosos. Nesses casos, deve-se imediatamente procurar a Polícia Civil para o registro do fato.

Planalto News

Postado em 29 junho 2022 15:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop