Gaúchos terão segunda onda de frio polar de 2012

Depois do frio incomum do mês passado, quando algumas cidades registraram as temperaturas mais baixas em décadas para o mês de março, os gaúchos vão experimentar na próxima semana a segunda onda de frio intenso de 2012.

A chegada de uma massa de ar polar ao Estado pode fazer a temperatura recuar para 0°C entre terça e quarta-feira na Serra, para 2°C na Campanha, e ficar abaixo de 5°C nas demais regiões. As máximas, nestes dias, não deverão passar dos 18°C.

— Será uma massa de ar muito seco e muito frio. É grande a chance de termos geada forte e ampla, embora seja cedo para detalhar a intensidade e a extensão. Porém, não há nenhuma condição para o ocorrência de neve — informa a meterologista Estael Sias, da Central RBS.

A temperatura começa a cair a partir de domingo, quando o avanço de uma massa polar afastará a frente fria que deixará o tempo instável na sexta-feira e no sábado. Nestes dias, há risco de temporais isolados e queda de granizo no oeste, no centro e no noroeste do Rio Grande do Sul. Também devem ser registrados grandes acumulados de chuva nessas regiões, inclusive em algumas cidades que ainda sofrem os efeitos da estiagem. Nas demais áreas, apesar do tempo nublado, a perspectiva de chuva é pequena entre hoje e sábado.

Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos

Nesta quinta-feira, uma área de instabilidade, associada a um centro de baixa pressão atuando entre o nordeste da Argentina, o sul do Paraguai e Rio Grande do Sul, deixou o tempo nublado em todo o Estado e provocou bons acumulados de chuva em cidades da Fronteira Oeste e da Campanha.

Em Uruguaiana, as precipitações chegaram a 43 milímetros, segundo medições da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), enquanto a estação da RBS na cidade registrou um acumulado ainda maior: 61,8 milímetros. Também choveu bastante em Quaraí (38,8 mm), Dom Pedrito (27,4 mm), Alegrete (23,8 mm), Santana do Livramento (14,4 mm), além de Santa Maria (10,8 mm), no centro do RS.

A chuva e a nebulosidade ajudaram a segurar a tempertura . A máxima hoje não passou de 27,5°C, em Tramandaí, no Litoral Norte, e mínima ficou em 11,6°C, em Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Aparados da Serra.

Confira a previsão dia a dia feita pela meteorologista Estael Sias, da Central RBS:
Sexta-feira

Áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão atmosférica atuam entre o nordeste da Argentina, o sul do Paraguai e Rio Grande do Sul produzindo instabilidade no oeste, centro e noroeste do Estado. Há risco de temporais isolados nessas regiões e grandes acumulados de chuva. Nas demais áreas, a possibilidade de chuva é menor.
Temperatura: 11°C a 27°C

Sábado

A passagem de uma frente fria deve provocar chuva forte no oeste e no norte do Estado. Os ventos começam a soprar do Sul, já alterando a sensação térmica, mas sem causar ainda queda acentuada da temperaturas.

Temperatura: 11°C a 25°C
Domingo

Será um dia de transição, com a gradativa dissipação da instabilidade e o avanço de uma massa de ar seco e frio que derrubará a temperatura. A noite será fria, antecipando o amanhecer gelado de segunda-feira.
Temperatura: 4°C a 21°C
Segunda a quarta-feira

Os prognósticos mais atualizados indicam o avanço do frio intenso devido à chegada de uma massa de ar polar. Há perspectiva do primeiro episódio de 0°C no Estado em 2012. As tardes de segunda e terça-feira serão extremamente frias e secas, com índices de umidade relativa do ar inferiores a 20% em grande parte do Rio Grando do Sul. O ar seco favorece a formação de geada generalizada nesses dias.

Temperatura: 0°C a 18°C

Fonte: Zero Hora

Compartilhe: