Gado Franqueiro pode virar animal símbolo do RS

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira projeto de Lei que inclui o Gado Franqueiro como animal símbolo do Rio Grande do Sul, reconhecendo-o como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Conforme a justificativa do deputado João Fischer, autor do projeto originalmente apresentado pelo ex-deputado Francisco Appio, a ideia é resgatar a identidade histórica e cultural deste animal, que muito contribuiu para o crescimento do RS, sendo utilizado em larga escala nas missões e na região dos Campos de Cima da Serra. O Gado Franqueiro é uma raça brasileira que se encontra em risco de extinção.

— Com esta iniciativa, além de fazer o resgate histórico deste animal, entendo que o reconhecimento do gado franqueiro como patrimônio cultural e genético irá contribuir para que, através dos órgãos competentes, sejam dinamizados os esforços no sentido de preservar e resgatar esta raça genuinamente adaptada ao sul do país — afirmou Fischer.

O projeto segue para as comissões de mérito e, se aprovado, para votação em plenário.

Clicrbs

Compartilhe: