Futsal: séries Ouro, Prata e Bronze tem 51 equipes inscritas

Serie Ouro terá 14 clubes, a Prata 12 e a Bronze 25

Para o Campeonato Estadual de Futsal 2016 haverá um acréscimo de 09 equipes nas séries Ouro, Prata e Bronze.

Na Série Ouro, as novidades são o Juventude (Caxias do Sul) e a AES (Sobradinho), campeão e vice da Prata 2015 e que automaticamente sobem para a Divisão Principal. As duas equipes entram nas vagas das rebaixadas AGSL (São Luiz Gonzaga) e Afusca (Cachoeirinha). Na Prata serão 12 equipes, a exemplo de 2015. E na Bronze serão 25 times.

OURO – A série, que tem o acréscimo dos dois melhores da Prata 2015, a novidade maior será a fórmula de disputa. Ao invés de todos contra todos, em 2016 as equipes serão divididas em duas chaves. O Estadual inicia no 14 de maio. Em cada grupo ficaram dois clubes que disputam a Liga Futsal.

O Atlântico (Erechim) está no grupo da Assoeva (Venâncio Aires) que em termos de clássicos regionais terá pela frente a Assaf (Santa Cruz do Sul) e a ASTF (Teutônia). Dentro de cada grupo serão jogos em ida e volta. Os cinco melhores se classificam. Já os dois últimos de cada chave disputam o “quadrangular da morte”, que definirá os dois rebaixados da temporada.

A segunda fase terá a composição de dois grupos de cinco equipes. Novamente serão jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave passam para a Semifinal. O clube de melhor campanha leva a vantagem de decidir a final em casa.

A região do Alto Jacuí estará representada por América (Tapera) e ASIF (Ibirubá).

PRATA – A 2ª Divisão, para chegar aos 12 clubes em 2016, conta com o acréscimo de algumas equipes que disputaram a Série Bronze em 2015. Diante de alguns convites da entidade organizadora, aproveitaram a “brecha” para subir da terceira para a segunda divisão, equipes como AFF (Fortaleza dos Valos), SASE (Selbach), APEO (Augusto Pestana) e AGE (Guaporé).

Na primeira fase, com a rodada inaugural no dia 30 de abril, as equipes se enfrentam em ida e volta. Passam os oito melhores quando começa o mata-mata em ida e volta até a definição dos finalistas de 2016.

A região do Alto Jacuí estará representada por Guarany (Espumoso), SASE (Selbach) e AFF (Fortaleza dos Valos).

BRONZE – Das 32 equipes anunciadas, 25 confirmaram presença no Estadual.
A competição inicia no dia 16 de abril.

Compartilhe: