Forte calor deve continuar no Rio Grande do Sul, mas sem recorde de temperatura

Postado em 10 janeiro 2022 09:02 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Fronteira Oeste, Região Central e Missões devem registrar os maiores picos de temperatura na onda de calor que se mantém ao longo dos próximos dias em todo o Rio Grande do Sul. Para cidades como Uruguaiana, Barra do Quaraí e Alegrete, estão previstas as máximas desta segunda-feira (10): em torno de 37°C, segundo informações do Climatempo.
Já em Porto Alegre, neste primeiro dia útil da semana, os termômetros devem ficar entre 18°C e 32°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Região Serrana, extremo Nordeste do Estado, na divisa de Santa Catarina, podem ocorrer chuvas isoladas.
– Mas a partir de terça-feira a massa de ar quente e o tempo seco se firmam em todo o Estado – garante a meteorologista Fabiene Casamento, do Climatempo. No entanto, a empresa descarta a chance de ocorrer recorde de calor de 50°C, conforme anúncios anteriores.
O tempo seco e quente é resultado de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico. A posição da circulação dos ventos em altitude impede que os sistemas meteorológicos se desloquem. Por isso, a onda de calor persiste no Sul, enquanto as chuvas não param no Sudeste.
– O pico do calor está sendo esperado a partir do dia 12. No sábado, a região de Uruguaiana deve chegar a 43°C – afirma meteorologista.
As temperaturas mais altas em Porto Alegre devem ser de 37ºC na sexta-feira (14) e 36°C no sábado. Os ventos do quadrante Norte, vindos do interior do continente, tendem a agravar a sensação de calor.
Os gaúchos tiveram uma boa prévia do que vem pela frente neste domingo (9). Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 28,8°C, na estação automática do Inmet. Nas ruas, muita gente com pouca roupa e aproveitando as áreas verdes, principalmente na sombra. As máximas no Estado foram registradas na Fronteira Oeste, com 33,2°C em Uruguaiana e 34°C em São Luiz Gonzaga (as medições oficiais ainda não haviam sido divulgadas até as 16h40min).
A partir da próxima sexta-feira, há modelos que mostram a volta da possibilidade de chuva na Região Serrana, no Norte e Noroeste do Estado, com risco de temporal e ventania, de forma isolada. No final de semana, de forma geral, o calor ainda é destaque. De acordo com o Climatempo, não há previsão instabilidades para a região de Porto Alegre.

Assinck

Postado em 10 janeiro 2022 09:02 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop