FORTALEZA DOS VALOS – Equoterapia: benefícios para pessoas com necessidades especiais

Postado em 22 abril 2017 07:24 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O Centro Municipal Educacional Especializado Bem-Me-Quer, vem realizando o trabalho de equoterapia com os alunos atendidos.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como mecanismo essencial para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Essas pessoas não são consideradas pacientes, mas sim, o sujeito do processo. Elas participam de sua própria reabilitação da maneira direta, sendo “agentes” de sua própria reabilitação.

O cavalo, por sua vez, é utilizado na equoterapia por vários motivos: no campo psicológico, o cavalo transmite uma sensação de força e poder, ou mesmo nos reporta a lembranças inconscientes de embalo e proteção. O movimento do cavalo ajuda a fornecer imagens cerebrais sequenciais e impulsos importantes para se aprender ou reaprender a andar.

O ritmo estimula o metabolismo, regula o tônus e melhora os sistemas cardiovascular e respiratório. O estímulo ao sistema vestibular solicita uma adaptação incessante do próprio equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação. Ainda, a imponência e altura do cavalo desenvolvem a coragem, a autoconfiança, a concentração, sentimento de independência, e ao mesmo tempo a docilidade e o contato do cavalo desenvolve a calma, a capacidade social e na comunicação.

A equoterapia é realizada na área verde do município, todas as terças, no período da tarde, atendendo 08 alunos fixos, e mais alunos de outras turmas, que esporadicamente realizam a equoterapia. A Responsável por essa parte é Rosimari Chagas, que fica à frente da equipe composta pela Fonoaudióloga Michele Trelles da Rocha, a Fisioterapeuta Giovana da Rosa, os Cavaleiros Cléber Facco e Sordinei Azambuja.

Vinicius Freese – Assessor de Imprensa

Postado em 22 abril 2017 07:24 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop