FONTOURA XAVIER – PRF apreende 34 toneladas de madeira de araucária

Postado em 04 maio 2018 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Durante patrulhamento de rotina na rodovia BR 386 em Fontoura Xavier na tarde desta quinta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal abordou dois caminhões carregados com toras de madeira bruta no km 273.

Quando solicitada a documentação da carga, cuja origem era São José do Herval e tinha como destino uma serraria de Vanini, os motoristas apresentaram DOFs – Documentos de Origem Florestal vencidos, nos quais constava quantidade de madeira muito inferior ao transportado. Além disso, apenas uma das cargas possuía Nota Fiscal.

Os policiais constataram tratar-se de madeira de Araucaria angustifolia. O corte de araucária é proibido durante os meses de abril, maio e junho, conforme Portaria Normativa DC-20 do IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, conhecido como período defeso.

Diante da situação, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência. Os motoristas, moradores de Casca e de Vanini, de 35 e 25 anos respectivamente, bem como os responsáveis pela empresa proprietária da carga, responderão pelo crime previsto no artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98: Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento.

A madeira apreendida será encaminhada ao IBAMA e os veículos utilizados no crime ficarão à disposição da Justiça. Também compareceu e acompanhou a apreensão a Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar de Estrela.

No último sábado (28) já haviam sido apreendidas cerca de 22 toneladas de madeira de araucária na BR 386 em Pouso Novo, sem documentação fiscal e de origem.

Rádio Soledade

Postado em 04 maio 2018 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop