Fiscais apreendem e inutilizam 27 t de produtos no RS

Nos primeiros 18 dias de atuação dos profissionais da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) na Operação Verão numa Boa, foram realizadas 82 barreiras, fiscalizados 164 estabelecimentos e vistoriados 1.435 veículos.

No mesmo período, foram apreendidas e inutilizadas 27 toneladas de produtos que estavam em desacordo com a legislação. Os números constam de relatório emitido pelo Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito do Departamento de Defesa Agropecuária, que coordena as ações desenvolvidas por cerca de 60 profissionais no litoral gaúcho, sempre com o apoio dos serviços sanitários municipais, Brigada Militar e Polícias Rodoviária Federal e Estadual. Algumas das ações são desenvolvidas em conjunto com o Ministério Público.

O objetivo da Operação Verão numa Boa é impedir o comércio e o trânsito de produtos de origem animal que não estejam em condições de consumo ou que não atendem ao que estabelece a legislação e, assim, evitar prejuízos à saúde humana e preservar a sanidade animal.

Ainda de acordo com o relatório, foram lavrados 90 autos de infração, 71 de apreensão e inutilização, 16 de infração e multa, bem como interditados 16 estabelecimentos. As multas totalizaram R$ 19.100,00. Dos 2.687 animais vistoriados no período, 583 estavam em situação irregular. Nas barreiras e vistorias, os fiscais e técnicos da Seapa fiscalizaram 706,1 toneladas de carnes e derivados, 75 toneladas de pescado, 12.642 dúzias de ovos e 257, 2 toneladas de leites e derivados.

Entre as carnes e derivados acabaram sendo apreendidas e inutilizadas 17 toneladas, enquanto nos pescados este total atingiu a 3,7 toneladas e no leite e derivados, 6,2 toneladas. Enquanto que somente duas dúzias de ovos foram apreendidas e inutilizadas.

(Governo do Estado do Rio Grande do Sul)

Compartilhe: