FGF define o calendário do futebol gaúcho em 2021 com jogos a partir de fevereiro

Série A está marcada para começar em 28 de fevereiro. Novidade é a Terceirona iniciar antes da Divisão de Acesso

Ainda com dúvidas quanto à situação da Covid-19 no Rio Grande do Sul, a Federação Gaúcha de Futebol definiu o seu calendário. As competições de 2021 tiveram as datas divulgadas pela entidade e começam a partir de 28 de fevereiro, com a Série A do Campeonato Gaúcho. A novidade, entretanto, fica para a Terceirona, que iniciará a temporada antes da Divisão de Acesso.

Conforme o calendário, a Série A começa em 28 de fevereiro e contará com 15 datas, encerrando em 23 de maio. Vale ressaltar que os participantes serão os mesmos 12 de 2020, uma vez que não houve rebaixamento ano passado. A Recopa, disputada entre os campeões do Gauchão (Grêmio) e Copa Ibsen Pinheiro (FC Santa Cruz) depende de definição nas duas (ou uma) datas.

Aí aparece a novidade. Em 04 de abril deve começar a Terceirona. Para este campeonato, que ainda não tem a lista de participantes fechada, a FGF reserva 16 datas, com final pré-agendada para 18 de julho. O SC Gaúcho deve confirmar presença no campeonato.

E a Divisão de Acesso, que chegou em anos anteriores a ser disputadas simultaneamente à Série A, terá seu começo atrasado. Conforme o calendário da FGF, serão 20 datas entre 04 de julho e 26 de setembro. Aqui serão 16 times participando, os mesmos de 2020, incluindo o EC Passo Fundo.

Por fim, no futebol profissional, a Copa FGF. Com início em 01 de setembro e término em 28 de novembro, são 16 datas disponíveis. Aqui a participação dos clubes se dá por adesão – podendo contar com clubes de qualquer divisão estadual.

Já o Gauchão Feminino, bem como as categorias de base para mulheres (sub-14, 16 e 18), aguardam definição de datas.

Categorias inferiores
Já o Gauchão sub-20 é a única das competições de base com datas pré-definidas. Ocorrerá entre 02 de maio e 18 de julho, com 12 datas disponíveis. A FGF ainda prevê a realização dos estaduais sub-17 e sub-15, além da Copa sub-20.

Público?
Vale ressaltar, entretanto, que a FGF não confirma se haverá liberação para a presença de torcida nos estádios. Tal definição ocorrerá de acordo com as diretrizes sanitárias da Covid-19.

Compartilhe: