Família na Escola: um incentivo à aprendizagem

MORMAÇO – A Escola José Rodrigues Cardoso, pensando em aproximar as famílias do contexto escolar, iniciou no ano letivo de 2012 o projeto “A Família na Escola”. Esse trabalho surgiu a partir de uma construção coletiva realizada junto aos professores da instituição e que tem como principal objetivo a participação dos pais no acompanhamento escolar de seus filhos.

Segundo o diretor da escola, Márcio Comin, “Esse fator é muito importante se levarmos em consideração que o estímulo dado pelos pais contribui no aprendizado, tornando-se um complemento fundamental para que a educação atinja seus objetivos com qualidade e, ao mesmo tempo, uma tentativa de aproximar as famílias das atividades escolares, num processo de interação que cria espaços para que os pais possam efetivamente contribuir e sentir-se parte do processo educativo dos filhos”.

Para isso o projeto propõe ações concretas que serão desenvolvidas com as famílias, que vão desde palestras, aulas de informática, gincana, cuidados com o ambiente escolar, entre outros. Também destacou uma das ações que já está sendo desenvolvida na escola que é o estímulo à leitura dos alunos de 1º ao 5º ano, onde através da “Mochila da Leitura” – coleção de livros itinerantes – os alunos levam para casa esse material e leem com os pais, ou os pais leem para seus filhos dependendo do nível de alfabetização em que se encontram.

A expectativa desse projeto é mobilizar as famílias, e enfatizar sua importância no processo educativo de seus filhos e, assim, melhorar a qualidade da educação, contribuindo com a formação de cidadãos críticos, capazes de atuar e transformar positivamente o meio ao qual estão inseridos.

Compartilhe: