Fábrica de chocolates adoça interior de Santa Maria do Herval

Postado em 10 abril 2020 07:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A família de Cristiane Olbermann nunca saiu da localidade de Alto Morro dos Bugres, interior de Santa Maria do Herval, e é lá, no meio rural, que está a base da agroindústria que se transformou em uma fábrica de chocolates. Cristiane é filha de Claudete e Ildomar Olbermann, que são agricultores, e dá o nome à empresa. Mas a história dos chocolates começou há muito tempo.

Claudete, mãe de Cristiane, é fundadora do clube de mães da localidade e a família sempre se dedicou à agricultura. Como forma de complementar a renda, ela fazia bolos e cucas para vender nas feiras e no varejo e, dia a dia, o número de pedidos foi aumentando. Um certo dia, enquanto a produtora fazia compras com uma amiga em uma distribuidora de doces, resolveu comprar cinco quilos de chocolate e uma forminha, para enfeitar seus bolos. “Quando ela chegou em casa, fizemos umas amostras para ver como seus bolos iriam ficar. Ao ver os produtos, meu marido, que trabalhava em outra empresa, percebendo o potencial do que ela tinha feito, teve então a ideia de comercializar”, conta Cristiane.

O marido de Cristiane levou algumas amostras de chocolate e já na primeira saída para vender, voltou com mais de 400 encomendas. “Foi muito bom e ao mesmo tempo desesperador, pois tínhamos somente uma forma que minha mãe tinha comprado. Mas, fomos atrás e conseguimos, e dessa forma percebemos que aquilo poderia ir muito além”, avalia a produtora.

Para estruturar a agroindústria, a família contou com a ajuda da Emater/RS-Ascar, que já acompanhava a trajetória da família de longa data. Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar em Santa Maria do Herval, Deize Wickert, foram encaminhados projetos e obtidos financiamentos para que a família conseguisse comprar equipamentos e utensílios para a agroindústria, que depois se tornou empresa.

A Chocolates Cristiane já têm 14 anos de história e tem como foco chocolates personalizados, que trazem como diferenciais chocolates sem glúten e zero açúcar, atendendo às necessidades dos clientes. Atualmente, a marca é conhecida não só na região, mas em todo o Estado, e integra a Rota Turística do Tewald. Portanto, é possível conhecer a empresa, passear em Santa Maria do Herval e ainda comprar as delícias feita por esta família do meio rural.

Deize ressalta a importância da Emater/RS-Ascar para esta família, que “ao auxiliar na hora mais necessária, promoveu o incentivo à geração de renda, e trouxe ainda outros tantos benefícios, como a manutenção da família no campo e a divulgação do meio rural e das belezas e delícias de Santa Maria do Herval”.

Carine Massierer – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Porto Alegre

Postado em 10 abril 2020 07:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop